Especial

DESENVOLVIMENTO

Com eleição do Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura inicia planejamento estratégico para área

Órgão de planejamento participativo tem objetivo de organizar, incentivar e consolidar parcerias para o fomento da atividade turística

Publicado em: 07/05/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Com eleição do Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura inicia planejamento estratégico para área

Primeira reunião para a formação do Conselho Municipal de Turismo, ComTur (Foto: Assessoria)

Com o objetivo de formular e implementar a política municipal de turismo, criando condições para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da atividade turística no município em bases sustentáveis, agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-SEDEC, realizaram na manhã desta terça-feira, 07, a primeira reunião para a formação do Conselho Municipal de Turismo, ComTur. 

Segundo a Turismóloga responsável, Lizandra Carvalho, a lei municipal nº 1028/2002 que trata da criação do conselho já existia, mas faltava a sua formação.  Somente agora, na gestão Assis Ramos, a discussão foi retomada, e esse órgão que tem o poder de potencializar a área turística na região está sendo formado. "Hoje demos um grande passo para o fomento do Turismo, pela primeira vez nos reunimos para a formação do Conselho, que tem por objetivo principal o desenvolvimento de importantes ações baseadas no princípio do planejamento participativo”, enfatizou.

O Conselho Municipal de Turismo será composto por representantes dos setores empresariais, órgãos municipais ligados ao turismo e também representantes de organizações da sociedade civil. Por meio de planejamentos e ações, tem o objetivo de organizar, incentivar e consolidar parcerias. Proporcionando o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores do município no fomento da atividade turística. 

O secretário da Sedec, Josivaldo dos Santos Melo, eleito presidente do ComTur, na próxima reunião acompanhará a definição  dos titulares dos demais cargos do conselho e os respectivos suplentes. Na ocasião, será apresentado o Programa Conheça Imperatriz que está sendo realizado pela SEDEC. “A Reunião de hoje foi um marco muito importante para Imperatriz, sabemos que o turismo é responsável por impulsionar a atividade econômica em várias regiões, pois possui um importante efeito multiplicador. Em nossa cidade esse segmento não era devidamente valorizado, mas atualmente na gestão do prefeito Assis Ramos, tem sido dada a devida importância para essa atividade tão dinâmica e promissora”, destacou a turismóloga Lizandra Carvalho.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo dos Santos Melo, "os visitantes que vêm a Imperatriz, mesmo que seja só a negócios vão se hospedar nos hotéis, vão consumir nos restaurantes, vão comprar artigos variados nas lojas existentes na cidade e isso é efeito multiplicador, que agrega aos mais variados setores e contribui para o desenvolvimento econômico da região", enfatizou.

Especial