Esporte

CERTIFICAÇÃO

Imperatriz adere à terceira edição do selo Unicef

Objetivo é promover o esporte seguro e inclusivo, além de conhecer e valorizar os talentos esportivos

Publicado em: 27/08/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Imperatriz adere à terceira edição do selo Unicef

Imperatriz conta com o trabalho do Núcleo de Estudos das Politicas Infanto Juvenil de Imperatriz e a Comissão Intersetorial que fazem a mobilização do selo Unicef edição 2017/2020. (Foto: Sara Batalha)

O município de Imperatriz faz parte dos mais de 640 municípios que aderiram à terceira edição do selo Unicef, que representam a Amazônia brasileira, regiões que foram mobilizadas para promover, garantir, e realizar os direitos das crianças e adolescentes.

Imperatriz conta com o trabalho do Núcleo de Estudos das Politicas Infanto Juvenil de Imperatriz, NEP JUVI e a Comissão Intersetorial composta por membros das diferentes secretarias e instituições que fazem a mobilização do selo Unicef edição 2017/2020. Para isso, foi realizada na última semana, no gabinete da Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel, atividade do desafio I, que é promover o esporte seguro e inclusivo, e validação para conhecer e valorizar os talentos esportivos do município.

A reunião no gabinete, teve como objetivo fazer uma proposta ao secretário Eudes Feitosa, para garantir essa modalidade esportiva e entregar uma solicitação via documentos para que seja criado no município uma legislação específica para a realização dos jogos paraolímpicos. "O objetivo dessa ação é incluir as pessoas com deficiência, tendo em vista que no município de Imperatriz, já existem algumas modalidades que se destacam em jogos escolares a nível estadual, como aconteceu no recém encerrado Jogos Escolares Maranhenses"; explicou Eudes Feitosa, secretário de esporte. 

Segundo Alberto Clésio Sousa Oliveira, articulador municipal, já foi feito parceria com o Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficientes  Físicos, Cenapa, além de outras instituições. Para as atividades foi feito o dia “D” de Jogos inclusivos para pessoas com deficiência onde a partir de uma mobilização social, convidando a sociedade a repensar e reprogramar sua posição de atendimento a essas necessidades. “O objetivo da reunião no gabinete do secretário Eudes Feitosa, foi para reforçar a criação da lei que já está em andamento para permanência dos Jogos Especiais, para pessoas com algum tipo de deficiência”, destacou.

Alberto destacou ainda a iniciativa da reunião com a Sedel, foi para que fosse definido e publicado em redes sociais e na plataforma do selo Unicef. “Como gestor da pasta da Sedel, queremos contar com o apoio e que futuramente isso seja plausível para a história do município. Estamos mostrando as necessidades e a gestão está preocupada em resolver as dificuldades e garantir os direitos da pessoa que precisa participar desses jogos, ofertando espaços adequados para participar, como rampa, banheiros entre outros direitos”, finalizou Alberto.

Esporte