Esporte

RETROSPECTIVA

Prefeitura colaborou com mais de 90 eventos esportivos na cidade

Jogos Escolares, Corrida 16 de julho, Jiu Jitsu nas escolas, Torcida Cidadã e Estação Juventude foram destaque da Sedel em 2018

Publicado em: 02/01/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura colaborou com mais de 90 eventos esportivos na cidade

‘Torcida Cidadã’, abre ações da Sedel em 2019, com a partida entre Imperatriz x Santa Quitéria. (Foto: Arquivo)

No balanço de ações da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude, Sedel, avanços em todos os setores de atuação da pasta marcaram o ano de 2018. Dentre eles, está a inauguração do programa Estação Juventude 2.0, lançado em novembro, com a presença do Secretário Nacional da Juventude, o maranhense, Assis Filho. Além disso, o órgão, esteve presente em mais de 90 competições e eventos esportivos e culturais, contribuindo com estrutura física, troféus, medalhas, todos doados e entregues a pessoas individuais, entidades e equipes de esporte. 

"A Sedel, participou em 2018, de todos os eventos ligados ao programa ‘Agente Faz Cidadania’, o último realizado mês passado no Povoado Coquelândia, onde foram atendidas mais de duas mil pessoas. A manutenção das Praças Esportivas, foram atividades que também marcaram 2018 na Sedel.

O Estádio Municipal Frei Epifânio, a principal para a prática do futebol na cidade, passou recentemente por vistoria da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, e teve todo apoio da Sedel. O Frei Epifânio, teve suas dimensões adequadas ás determinações da FIFA. O comprimento oficial é de 165 metros por 68 de largura"; informou o secretário Eudes Feitosa,

O secretário acompanhou e supervisionou pessoalmente junto com o administrador do estádio Frei Epifânio, Cristiano Silva, o trabalho feito pelo topógrafo da empresa conveniada da CBF, Michael Treglia. Um projeto já aprovado em parceria com a Citelum, toda a iluminação do Frei Epifânio, será trocada. Os atuais refletores, serão trocados por lâmpadas de led, que dará maior luminosidade e em consequência, melhores condições para os jogos noturnos.

Sobre o Estação Juventude 2.0, Eudes explicou que é programa que integra o pacote de ações Brasil Mais Jovem 2018, um pacote de iniciativas voltadas aos brasileiros de Imperatriz, de 15 a 29 anos, são espaços de convivência e inclusão como parques, praças, e centros culturais, para combater a violência sofridas por jovens de áreas vulneráveis. Além de espaços equipados com instrumentos e pessoal capacitado, são oferecidos cursos, oficinas, capacitações e muito mais. O objetivo do Estação Juventude é transformar a vida dos jovens, desenvolvendo o caminho para o futuro, com educação, trabalho, saúde, empreendorismo, lazer e participação política e comunitária.

A Sedel, deu total apoio à Sociedade Imperatriz Desportos, SID, no Campeonato Maranhense e Campeonato Brasileiro Série D. O Cavalo de Aço, foi vice campeão Maranhense e ficou entre as quatro melhores equipes da Série D, se classificando para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com a parceria do Imperatriz, a Sedel desenvolveu o projeto ‘Torcida Cidadã’, que em 2018, contemplou 500 crianças e adolescentes de entidades filantrópicas de Imperatriz, que assistiram jogos do Imperatriz de maneira gratuita das tribunas do Frei Epifânio e receberam lanches nos intervalos dos jogos.

Jogos Escolares

Em 2018, marcou também maior movimentação de todos os tempos, nos Jogos Escolares Imperatrizenses, com a participação de mais de 100 Escolas das redes: municipal, estadual e particular e 7 mil alunos/atletas. A Sedel deu também total apoio a realização da Seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses, com a participação de 14 municípios da região. Deu apoio total e irrestrito aos jovens atletas de Imperatriz, que participaram dos Jogos Escolares Maranhenses, parte final em São Luis, como também aos que participaram dos Jogos da Juventude, realizados em Natal-RN.

Foram realizados ainda com apoio da Sedel, Corrida 16 de Julho, alusiva ao aniversário da cidade, Jogos na Areia, Travessia Rio Tocantins, Campeonato Escolar  Maranhense - CEM, na disputa das modalidades esportivas que não são disputadas nos Jogos da Juventude, e por último torneio início do 1º Campeonato de Futebol da Zona Rural.

Programa Jiu Jitsu nas Escolas

Para fechar com chave de ouro a temporada de 2018, a Sedel realizou um torneio de encerramento do ano letivo do programa ‘Jiu Jitsu nas Escolas’. Além dos alunos dos dois pólos, Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Recanto Universitário, com a participação de 90 alunos/atletas, teve a participação de atletas de academias de Imperatriz, como Shuduca Tean, Projeto Batuk, Arena Jiu-Jitsu e Centra-Centro Treinamento Rodrigo Argentino.

Os resultados foram excelentes para os alunos do projeto ‘Jiu Jitsu nas Escolas’, que além de formar cidadãos, vem formando também grandes atletas. Esse torneio teve a participação de toda a equipe da Sedel, comandada pelo secretário Eudes Feitosa.

Programação para 2019 na área do esporte será aberta com o retorno do projeto Torcida cidadã. Dia 19 de janeiro equipe da Sedel levará crianças e adolescentes de projetos sociais à partida entre Imperatriz x Santa Quitéria, na abertura do Campeonato Maranhense de Futebol. 

Esporte