Esporte

NOSSA GENTE

Incentivo ao esporte: conheça a história do professor Joaquim Mendonça

Dedicação nas aulas de educação física e modalidades esportivas há mais de 20 anos na cidade

Publicado em: 15/08/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Incentivo ao esporte: conheça a história do professor Joaquim Mendonça

As equipes lideradas por ele já conquistaram ótimas posições no cenário esportivo (Foto: Edmara Silva)

Nascido na cidade de Bragança-PA, em 1978, Joaquim Mendonça, o professor de educação física veio morar em Imperatriz no ano de 1997, onde vive e já dedica mais da metade da vida ao esporte na cidade. Somente na Escola José de Alencar, já trabalha há mais de 20 anos. As modalidades coletivas trabalhadas por ele são futebol, futsal e handebol. As individuais abrangem o tênis de mesa, xadrez, dama e ciclismo.

Joaquim é apaixonado pelo que faz e leciona para pelo menos sete turmas. “Eu gosto do que faço, muitas vezes me coloco no lugar deles (alunos) e sempre que possível, suo a camisa junto”, ressaltou. Os treinos são realizados em um pequeno galpão, onde é montada apenas uma mesa de tênis e em uma área menor que uma quadra de badminton, onde são treinadas outras modalidades.

De acordo com ele, neste ano, a equipe de queimada foi pentacampeã na categoria infanto masculino, e a de infantil feminina também, essa última com apenas seis alunas em quadra. A posição geral ocupada pela escola no JEI’s, infanto e infantil foi o segundo lugar, com 15 medalhas de ouro e 35 troféus. Em terceiro lugar no JEMs, e no Brasileiro, alcançaram a quarta posição.

O professor inspira confiança aos alunos. “Algumas vezes sou o Joaquim 'pai', como sou carinhosamente chamado pelos alunos”, comenta. Mas acrescenta que às vezes é chamado de “abusado”, por exigir dos alunos boas notas em outras disciplinas e dedicação à dele também.

Esporte