Esporte

DISPUTAS

"Fiqueninho" sedia I Torneio Interno de Jiu-Jitsu

Competição avaliou o desempenho dos alunos durante projeto

Publicado em: 11/12/2017 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

"Fiqueninho" sedia I Torneio Interno de Jiu-Jitsu

Cerca de 60 alunos, que fazem parte do projeto há quatro meses, acompanharam as 30 lutas realizadas (Foto: Edmara Silva)

A quadra coberta do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Fiqueninho, foi palco do I Torneio Interno do "Jiu-Jitsu nas Escolas", na manhã do último domingo, 10. Cerca de 60 alunos, que fazem parte do projeto há quatro meses, acompanharam as 30 lutas realizadas, com participação de cinco instituições municipais de ensino.

Além de pais e familiares, também compareceram diretores de escolas e docentes, que elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, idealizada pelo prefeito Assis Ramos. Torneio teve a presença, também, da secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Greycivane Lindoso; do superintendente da Juventude, Wilson Fernandes, que coordena as atividades; e dos professores do projeto, Denis Venceslau, Romilson Silva e Edilson Farias Senegal.

Uma das lutas mais marcantes foi a da aluna Mirele Rodrigues, que finalizou sua adversária com um armlock (chave de braço clássica) e causou grande vibração na torcida. A diretora da Escola Wady Fiquene, Cleomar Conceição, ressalta que é um projeto belíssimo e que os alunos engajados incentivam os colegas a participarem. “Eu só tenho que agradecer e parabenizar o prefeito Assis Ramos, porque ele está proporcionando que os estudantes da rede municipal de ensino, sigam o caminho do bem. O rendimento escolar deles melhoraram, assim como o comportamento em sala de aula” - enfatizou.

O pai de um dos alunos, Rubens Santos, destacou que seu filho mudou pra melhor após o ingresso no "Jiu-Jitsu nas Escolas". “Esse projeto modificou sobremaneira a vida do meu filho, como também a minha e da mãe dele. Estamos satisfeitos com o que estamos vendo e esperamos que essas atividades tenham vindo para ficar”.

No torneio, foi avaliado o aprendizado dos alunos nos quatro meses do projeto e contou com a presença de Eduardo Neves, presidente da Confederação Maranhense de Kung FuEdua, também professor de artes marciais chinesas e um dos coordenadores de Box no Maranhão, núcleo de Imperatriz. “O esporte traz respeito e disciplina  aos praticantes. O exemplo são esses meninos e meninas que já estão no projeto e hoje participam deste evento. Prefeito Assis Ramos viu com bons olhos a necessidade e teve uma visão diferente para transformá-lo em realidade” - explicou.

A intenção é que ano que vem, novas escolas possam se inscrever e que mais alunos participem, além da criação de outros núcleos. Assis Ramos esteve na final do torneio e recebeu da secretária Greycivane Lindoso, uma medalha de ouro, como forma de agradecimento por ter criado e autorizado a execução do projeto. "O esporte é fundamental na formação do indivíduo, com a prática saudável de atividades físicas, e que resulta no exercício da cidadania. Esse é um projeto piloto que queremos ampliar para todas as regiões da cidade" - observou o prefeito.

Esporte