Esporte

INCLUSÃO

Sedel reúne com OAB para discutir Parajeis 2019

Entre os assuntos, a inclusão de modalidades na segunda edição do evento

Publicado em: 22/01/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel reúne com OAB para discutir Parajeis 2019

Sedel reúne com OAB para discutir Parajeis 2019 (Foto: Dema de Oliveira)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Esportes Lazer e Juventude-Sedel, se reuniu na manhã desta terça-feira, 22, com a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Imperatriz. Representou a OAB, a advogada Regina Célia Nobre, presidente da Comissão do Direito a Pessoa com Deficiência, da entidade em Imperatriz.

Na pauta a realização do Parajeis/2019, realizado com os Jogos Escolares Imperatrizenses,-JEIS, que este ano acontece em junho, de conformidade com o calendário pré-estabelecido pelos Jogos Escolares Maranhenses.

Foi discutido sobre a inclusão de modalidades esportivas no Parajeis. Ano passado, competição teve disputa no xadrez, dama, atletismo, natação,a tênis de mesa. Para 2019, está sendo previsto o vôlei sentado, futebol de cegos (futsal), basquete sobre rodas, futebol de surdos (futsal), badminton cadeiras de rodas. Com a inclusão dessas cinco modalidades, o evento contará com 10 esportes.

A presidente da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência da OAB, subseção de Imperatriz, Regina Celia Nobre, também Procuradora do Município de Imperatriz,  enfatiza que está fazendo essas reuniões prévias, tendo em vista que a questão da inclusão em todo o Maranhão e todo Brasil, vai ser feito e avaliado a partir das escolas. “Paralelo aos Jogos Escolares, que são promovidos pela Prefeitura, com coordenação da Sedel, são realizados os Parajeis. Estamos reunindo para saber quantas pessoas praticam as modalidades esportivas, saber o que é importante porque a gente sabe que o esporte liberta, que o esporte dá uma nova vida”, destacou.

O secretário de Esportes, Eudes Feitosa, informou que serão feitas também reuniões com outras secretarias, principalmente a Semed, parceira na realização dos JEIS. “Estamos trabalhando para que tanto os Jeis como os Parajeis 2019, sejam coroados de pleno êxito, como foi recomendado pelo prefeito Assis Ramos”, reiterou.

Patrick Medrado, assessor da Sedel, ressaltou que a advogada Regina Célia, trouxe algumas ideias e questionamentos. “Ano passado já foi feito o Parajeis e agora vamos para a segunda edição. Por isso, estamos debatendo sobre as modalidades que poderão ser incluídas e trabalhando na logística para que seja ainda melhor".

Esporte