Esporte

COMPETIÇÕES

Sedel reúne equipe de trabalho para alinhar Parajeis 2019

Apae e as demais escolas que formam pessoas com deficiência participarão da construção do regulamento

Publicado em: 27/03/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel reúne equipe de trabalho para alinhar Parajeis 2019

A segunda reunião será com os representantes de escolas municipais, estaduais e particulares (Foto: Patrícia Araújo)

Equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, realizou na manhã de terça-feira, 26, reunião sobre o 38° Jogos Escolares Imperatrizenses, JEI's e o Parajeis 2019. Responsáveis pela organização da maior competição esportiva da região tocantina alinharam como será a participação das instuições como Apae e as demais escolas da cidade que atendem pessoas com deficiência e incentiva o esporte como qualidade de vida.

Nesse primeiro momento, apenas o coordenador da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais, Apae, professor Eliverton Silva, que também representa o estado no Parajeis e Parajems em Imperatriz, participou da reunião. Em um segundo encontro, participarão da reunião os demais coordenadores do Parajeis 2019, das escolas da rede municipal, estadual e particulares.

Além da equipe da Sedel, composta pelo diretor dos 38º  Jogos Escolares Imperatrizenses, JEI’s 2019, Patrick Medrado, coordenadora geral dos Jogos, Dinalva Benigno e o professor Hilton Luis Silva, a reunião contou também com a presença da presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB e membro do Conselho Municipal de  Criança com Deficiência, Regina Célia Nobre.

Patrick Medrado, informou que no Fórum ocorrido na semana passada, foi apresentado o regulamento geral, que contempla todas modalidades dentro dos Jeis e Parajeis. Ele ainda explicou os regulamentos específicos para pessoas com deficiência estão sendo construídos de forma democrática. Foi definido também que este ano ano os Parajeis terão mais duas modalidades esportivas, badminton e capoeira, somando-se agora seis modalidades esportivas, com as que já vinham sendo disputadas, atletismo, dama, tênis de mesa e xadrez. “O objetivo da Sedel é a inclusão desses alunos com deficiência”, concluiu Patrick Medrado.

O professor Eliverton Silva, representante da Apae, pontuou a importância dos Parajeis para a cidade. “É de fundamental importância a participação de pessoas com deficiência física nas práticas esportivas que a cidade oferece”, destacou.

A advogada Regina Célia Nobre, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB e membro do Conselho Municipal de Criança com Deficiência, reforçou a necessidade da Sedel caprichar na divulgação e incentivo a participação do evento. "Aconselho a fazer uma maior visibilidade dos Parajeis, e o mapeamento das escolas que atendem alunos com deficiência”, pontou.

O secretário Eudes Feitosa, ressaltou que as disputas do Parajeis, irão mais uma vez alavancar a edição dos Jogos. “O Município dará total apoio aos professores que estarão a frente desse projeto de inclusão, priorizamos e incentivamos total dedicação para que os Parajeis deste ano, superem o ano passado”, enfatizou Eudes Feitosa.

Esporte