Esporte

INCLUSÃO

Sedel reúne professores para tratar sobre Parajeis 2020

Regulamento será apresentando em março

Publicado em: 19/02/2020 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel reúne professores para tratar sobre  Parajeis 2020

Comissão técnica organiza realização do Parajeis 2020 (Foto: Dema de Oliveira)

Equipe técnica da Secretaria Esporte Lazer e Juventude , Sedel, se reuniu na terça-feira, 18, com professores e discutiu sobre realização do Parajeis 2020. Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico, Cenapa, Procuradoria do Município, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e de escolas da rede municipal participaram da reunião. 

Responsáveis pela organização da maior competição esportiva da região tocantina,Jogos Escolares de Imperatriz, alinharam detalhes sobre a participação das instituições, que atendem pessoas com deficiência e incentivam o esporte como qualidade de vida. Próxima reunião será realizada dia 2 de março para análise e aprovação do regulamento do Parajeis 2020. Competição será disputada nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, badminton e futsal. 

O professor Sandro Medeiros, coordenador de Educação Física da Semed, destacou que o Parajeis tem objetivo de motivar e incentivar professores e alunos. “Já plantamos a semente do Parajeis ano passado e desejamos que esse ano aumente a participação. O número de alunos com deficiência física na rede municipal é considerável, por isso é importante a informação e conscientização sobre inclusão”.

A advogada Regina Célia Nobre afirmou que “foi muito importante essa reunião com objetivo de incluir os alunos/atletas com deficiência, para que a sociedade entenda que a pessoa com deficiência é capaz de tudo". 

O professor Eliverto Silva, da Apae, disse que a reunião é um marco, pois a inclusão é uma luta de todos. “Esta é uma iniciativa positiva e a expectativa é que tudo vai funcionar de forma real". 

O professor Ilton Luis Silva, o Guru, disse que a Sedel tem uma uma comissão composta por seis pessoas técnicas que cuidam dos detalhes dos Jogos Escolares Imperatrizenses. “Uma equipe técnica e com conhecimento na área está organizando a realização dos Jeis e Parajeis. Estamos construindo um regulamento especifico para as competições de pessoas com deficiência". 

O secretário de Esporte, Luis Gonzaga Pereira de Sousa, ressaltou que as disputas do Parajeis irão mais uma vez alavancar e fazer a diferença nos Jogos Escolares Imperatrizenses. “O Município dará total apoio aos professores que incentivam a inclusão, priorizamos e nos dedicamos para que os Parajeis deste ano superem a realização do ano passado”, enfatizou. 

Esporte