Esporte

Prova

Travessia do Rio Tocantins encerra Jogos na Areia

Mais de 300 atletas do Maranhão, Pará e Tocantins disputaram diversas modalidades

Publicado em: 22/08/2017 por William Castro

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Travessia do Rio Tocantins encerra Jogos na Areia

Foram 28 nadadores que competiram nas categorias: geral, 18 a 29 anos e acima de 30 anos, para homens e mulheres. (Foto: Sara Ribeiro)

            Com a 6ª travessia do Rio Tocantins, realizada no domingo, 20, terminou a primeira edição dos Jogos na Areia, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel). Foram 28 nadadores que competiram nas categorias geral, 18 a 29 anos, acima de 30 anos, para homens e mulheres.

            O percurso de 1.500 metros, com saída da Praia da Madalena, do lado tocantinense, e chegada à Praia do Cacau, durou aproximadamente 14 minutos, marca registrada pelo vencedor da prova, Max Willander Lima, de 29, anos, competidor veterano em águas abertas e morador do povoado Bela Vista – TO. 

            Segundo ele, a natação é feita pelo lazer e bem estar. “Sempre morei perto do rio e pratico o esporte de forma amadora, mas já participei outras vezes da travessia e também fui vitorioso. É gratificante alcançar aquilo que a gente deseja, mas se não tivesse ganhado, também tinha ficado feliz, pois o importante é competir” – ressaltou. 

            Primeiro lugar na categoria feminino, Brenda Marinho, 18 anos, lamentou ser a única mulher a participar da prova. “Tem quatro anos que participo da travessia, mas infelizmente, nas últimas edições há somente eu de mulher, se tivessem outras a competição seria ainda melhor” – declarou.

            A condição de seca do Rio Tocantins foi alvo de preocupação de muitos atletas e da comissão organizadora.  Conforme a secretária Greycivane Lindoso, tudo transcorreu de acordo com o previsto. “Foi uma travessia tranquila, exceto por um atleta que teve câimbra, recebeu atendimento e tudo saiu como esperávamos” – frisou.

            Para a realização da atividade, a Sedel contou com apoio do 50º BIS, com as embarcações para o transporte dos atletas e coordenação de prova; da Marinha, responsável pela interdição do tráfego de embarcações; 3º Batalhão de Bombeiro Militar; Superintendência de Defesa Civil, com guardas vidas, e SAMU.

            Para participar da competição, os nadadores colaboraram com dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma instituição da cidade.

 

Jogos na Areia – De 16 de julho a 19 de agosto, a disputa valorizou modalidades praticadas no período de veraneio, como beach soccer, futvôlei, handbeach, vôlei de areia e travessia no Rio Tocantins. A Praia do Cacau e a Beira Rio foram os principais locais das provas, com participação de aproximadamente 350 atletas do Maranhão, Pará e Tocantins. Além de troféus, medalha, houve premiação em dinheiro. 

Resultado da 6° Travessia do Rio Tocantins

 

Categoria Geral:

1° lugar: Max Willander

2° lugar: Paulo Sérgio Alencar

3° lugar: Marcos Vinicius Gomes

 

Categoria 18 a 29 anos masculino:

1° lugar: Maxsuel Muniz

2° lugar: Samuel Frederico

3° lugar: Adriano da Silva

 

Categoria 18 a 29 anos feminino

1° lugar: Brenda Marinho

 

Categoria 30 Anos acima masculino

1° lugar: Marcos Suell

2° lugar: Raimundo Ferreira

3° lugar: Fernando Santos

 

Categoria 30 Anos acima feminino

1° lugar: Áurea F. Barros

Esporte