Expoimp

EXPOIMP 2019

Palestra orienta carroceiros sobre os cuidados com animais durante a cavalgada

Evento será realizado neste sábado, 06 de julho

Publicado em: 04/07/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestra orienta carroceiros sobre os cuidados com animais durante a cavalgada

Médico veterinário Paulo Henrique orientou carroceiros, no pátio da Setran, sobre os cuidados com os animais (Foto: Gil Carvalho)

Cuidar da saúde do animal durante o percurso da 28ª cavalgada, foi o tema abordado na palestra realizada na manhã desta quinta-feira, 04, no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, pelo médico veterinário Paulo Henrique, coordenador do Centro de Zoonoses. A festa promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz, Sinrural, será realizada no próximo sábado, 06. A saída será da Praça da Cultura, Centro.

“Nós recomendamos que, um dia antes da cavalgada, os cavalos estejam devidamente hidratados com água limpa, pois o órgão mais importante deste animal é o intestino”, orientou ao alertar que as causas de maior mortalidade em cavalos são cólicas, evitando alimentá-los e hidratá-los durante o trajeto da cavalgada.

Paulo Henrique explicou que “o cavalo em movimento no percurso fica com o intestino acelerado, não devendo comer ou beber, caso contrário poderá dar um ‘nó na tripa’ e ter morte fulminante no local, caso não seja submetido a uma intervenção cirúrgica de urgência para operá-lo”. “É preciso evitar o excesso de peso no animal para não causar uma distensão muscular no cavalo, não servindo mais para trabalhar, ficando parcialmente invalido”, frisou.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, ressaltou que o condutor do veículo de tração animal será responsável por eventual maltrato ao animal, fato que configura crime, de acordo com a Lei nº 9605/98. “É preciso redobrar os cuidados com os animais durante o trajeto da cavalgada”, disse.

Ela também fez a entrega dos adesivos aos carroceiros devidamente cadastrados e orientou que os domiciliados abaixo da BR-010, estarão adesivados com a cor verde e deverão retornar pela Rua João Pessoa em frente ao aeroporto de Imperatriz. Já os carroceiros com domicílio acima da BR-010 estarão adesivados com a cor amarela e poderão atravessar a BR-010 em três pontos: retorno da Cemar (Shopping Imperial); na altura do cimento Nassau (Transbrasiliana) e no retorno do aeroporto.

Expoimp