Fiscalização

SEGURANÇA

50% dos não essenciais oferecem serviço de delivery e drive thru

Com abertura gradual do comércio, medidas de prevenção ficaram mais rígidas

Publicado em: 20/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Governo

50% dos não essenciais oferecem serviço de delivery e drive thru

Fiscais observam cumprimento das normas de segurança contra a Covid - 19 nos estabelecimentos não essenciais (Foto: Maira Soares)

O novo decreto que flexibilizou o comércio de Imperatriz, impôs uma série de medidas a serem tomadas para quem oferta serviços considerados não essenciais. A fiscalização da Prefeitura tem observado que, com as novas medias, 50% das lojas resolveram não abrir as portas e funcionar apenas com serviços de delivery e drive thru.

Órgãos municipais operam na fiscalização dos estabelecimentos. Desde a organização nas filas da Caixa Econômica Federal, lotéricas e demais agências bancárias; as secretarias municipais de Planejamento Urbano, Trânsito e Transportes, Governo, Guarda Municipal e Defesa Civil, atuam para observar medidas de segurança contra a Covid – 19, em diversos pontos da cidade.

Entre as restrições para a abertura das empresas não essenciais, está proibida a venda diretamente no estabelecimento. Abertura é permitida apenas para o recebimento de contas, e dependendo do tamanho da loja, podem entrar apenas três pessoas, de cada vez.

Lojistas também devem colocar fita restritiva na entrada, além de assinar um termo de responsabilidade sanitária, que deve ser colocado ao lado do alvará. Em caso de descumprimento, medidas severas podem ser tomadas. O termo precisa ser enviado para o e-mail da Associação Comercial de Imperatriz: acii@aciima.com.br.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Soares, ressalta que as equipes de fiscalização têm percebido diminuição das filas, em pontos que antes eram locais de aglomeração. “Com o trabalho efetivo da fiscalização, grandes supermercados deixam de ser fontes de contaminação. Funcionários usam máscaras, e todo mundo está se prevenindo”.

Fiscalização