Fiscalização

ORIENTAÇÃO

Guarda Municipal e Defesa Civil realizam operação em comércios da cidade

Ação faz parte do cumprimento de medidas que visa a ordem e o distanciamento social para o controle da Covid-19

Publicado em: 25/05/2020 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Guarda Municipal e Defesa Civil realizam operação em comércios da cidade

Frentes de fiscalização e orientação continuam em ação durante toda a semana, em horário comercial e à noite (Foto: Defesa Civil)

A Prefeitura por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, realizou na sexta-feira, 22 de maio, orientação para donos de bares, restaurantes e similares que estão descumprindo as medidas de distanciamento social durante a pandemia do coronavírus. 

O intuito da ação integrada de fiscalização, é fazer cumprir as regras determinadas no decreto municipal, de restrição para alguns comércios e circulação de pessoas, que suspende o atendimento presencial ao público como medida protetiva para clientes e funcionários, visando garantir a segurança de todos. 

O superintendente da Defesa Civil Josiano Galvão, explica que enquanto a  quarentena continuar e seguindo o decreto municipal, todo o quadro da Defesa Civil continuará na fiscalização com orientações educativas para garantir que as normas sejam cumpridas na cidade.

"Estamos trabalhando em equipe, são vários órgãos responsáveis que estão indo para as ruas manter a ordem e estabelecer que tais restrições sejam cumpridas", afirma Josiano. 

Durante a fiscalização, equipe esclareceu aos comerciantes sobre isolamento na porta do estabelecimento, controle do fluxo de pessoas, exigência da máscara de tecido, não tecido (TNT) ou tecido de algodão, pelos funcionários, colaboradores e clientes, usada em tempo integral. Disponibilização aos funcionários e clientes de álcool em gel ou água e sabão para lavagem, com higienização e desinfecção frequente das superfícies do ambiente, como maquinas de cartão de crédito e debito, entre outras medidas. 

A  secretária executiva de Proteção e Defesa Civil, Elayne Cristina da Silva Costa, explica que o trabalho foi mais de educação e que em alguns estabelecimentos que estavam com mesas e cadeiras expostas, foi orientado a retirada destes, conforme as medidas protetivas. "Nós estamos na rua orientando, explicando e auxiliando sobre medidas que visam principalmente a não proliferação do vírus. Entretanto é necessário que cada um faça a sua parte e tenha consciência pensando no coletivo, seguindo as restrições previstas para o combate da Covid-19". 

Além disso, de acordo com as normas vigentes, é imprescindível para o funcionamento de qualquer estabelecimento, nos termos previstos no Novo Decreto Municipal, que o empresário assine  o Termo de Responsabilidade Sanitária, que deve ser protocolizado na Associação Comercial de Imperatriz por meio do e-mail: acii@aciima.com.br para a regularização e controle dos mesmos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiscalização