Fiscalização

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura continua com ações de conscientização sobre a Covid-19 no comércio

Objetivo é orientar sobre medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

Publicado em: 28/07/2020 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura continua com ações de conscientização sobre a Covid-19 no comércio

Mais uma ação com foco na prevenção do contágio do novo coronavírus (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, Guarda Municipal, GM, e Vigilância Sanitária, continua desenvolvendo o trabalho de caráter educativo sobre as medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus no comércio. 

"Objetivo é orientar os estabelecimentos sobre as normas estabelecidas nos decretos Municipal e Estadual, referentes às medidas restritivas e preventivas à Covid-19. Queremos também contar com a colaboração máxima da população para que se puder fique em casa, evite aglomerações e sigam as orientações sanitárias", enfatizou a titular da Seplu, Lenise Ferreira. 

A secretária de Planejamento Urbano reforçou ainda que “as visitas educativas e de monitoramento no comercio vão continuar por toda a cidade, em algumas delas por meio de ações conjuntas das secretarias e demais órgãos municipais e com apoio da Polícia Militar”.

O setor comercial começou a funcionar de forma gradual, dia 18 de maio, desde então as secretarias municipais de Planejamento Urbano, Seplu; Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo; Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, GM, realizam ação conjunta de fiscalização e orientação.

Comerciantes e populares recebem informações sobre as medidas preventivas e exigências do novo Decreto Municipal que dispõe sobre o funcionamento de atividades econômicas organizadas e afins, em período de enfrentamento à pandemia. 

O trabalho cumpre o que determina o Decreto 69/2020, artigo 2º, sobre o funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais congêneres, desde que observadas as diretrizes contidas no Decreto nº 60/2020, especialmente, as descritas em seus artigos 4º e 8º, e a inerente à lotação dos espaços. Também continua em vigor a obrigatoriedade do uso de máscaras e do distanciamento social mínimo.

Fiscalização