Fiscalização

PREVENÇÃO

Prefeitura fiscaliza cumprimento de decreto da Covid-19 em escolas da rede particular

A fiscalização coincidiu com o inicio das aulas

Publicado em: 10/02/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Prefeitura fiscaliza cumprimento de decreto da Covid-19 em escolas da rede particular

Fiscalização da Prefeitura em escola particular de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Como parte da fiscalização do cumprimento das medidas de segurança previstas no decreto municipal relativo ao combate da Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz está fiscalizando as escolas da rede particular.

A equipe de fiscalização é composta por integrantes das Secretarias de Planejamento Urbano, Fazenda, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, além do Corpo de Bombeiros e Policia Militar.

Secretário de Governo, Eduardo Soares, diz que “durante as ações os fiscais observam se os estabelecimentos cumprem as normas e verificam se há documentação do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Alvará de funcionamento e quem não atender essas exigências é notificado a se regularizar”. São fiscalizadas também as medidas de distanciamento social, disponibilidade de álcool gel  e uso de máscara.

Na manhã da última terça-feira (09) a equipe fez uma visita de conferência a uma escola da rede particular de ensino localizada na região central da cidade. Em suas redes sociais, após a saída da equipe, a escola reconheceu a importância do trabalho e elogiou o desempenho do seu pessoal  para cumprir os protocolos de segurança.

“Ficamos muito felizes com os elogios ao cumprimento da nossa Cartilha de Protocolos de Saúde, desde recepção dos alunos, os pontos de higienização, a organização das salas de aula, a equipe de monitores, os processos de desinfecção dos ambientes, o distanciamento entre alunos, o uso e a rotina de troca das máscaras, a organização do momento do lanche, o escalonamento dos intervalos monitorados”, postou a escola em rede social.

Eduardo Sousa avaliou que o trabalho de fiscalização vem atingindo os objetivos da Prefeitura e muitos empreendedores têm consciência e vêm colaborando com as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Principais pontos do novo decreto

O decreto municipal mais recente proíbe a realização de atividades coletivas de qualquer natureza que possam criar aglomerações em ambientes públicos ou privados, no período de 11 a 21 de fevereiro (semana do Carnaval).

Os bares podem funcionar normalmente, com exceção das apresentações ao vivo de cantores ou DJs, enquanto que os restaurantes podem vender comida no local, respeitando o limite de 50%, além de observar as outras medidas restritivas.

A fiscalização, que acontecia em dias alternados, foi intensificada e ocorre diariamente, com ações durante o dia e a noite. 

“Com as denúncias que recebemos sobre a abertura de bares e que estavam desobedecendo as regras, tivemos que intensificar o trabalho, com uma equipe maior, de cada secretaria, para autuar os estabelecimentos que estão desobedecendo os decretos”, destacou Eduardo Soares ressaltando que a população pode colaborar com as autoridades utilizando o Disque-Denúncias (99) 98416-9344 (WhatsApp). Outras informações podem ser obtidas no portal da Prefeitura de Imperatriz.

Fiscalização