FUNDEF/FUNDEB

FORMAÇÃO

Equipe técnica da Semed passa por capacitação para uso do Laboratório de Robótica Educacional

Serão três dias de formação presencial na UAB

Publicado em: 04/08/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Equipe técnica da Semed passa por capacitação para uso do Laboratório de Robótica Educacional

Equipamentos serão utilizados em 50 escolas municipais de ensino fundamental. (Foto: Patrícia Araújo)

No período de 05 a 07 de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove capacitação para uso do Laboratório de Robótica Educacional, que após pandemia da Covid-19, será utilizado em 50 escolas municipais de ensino fundamental. O investimento na aquisição dos kits é fruto do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Encontro será presencial, no polo da Universidade Aberta do Brasil, UAB, no bairro União, e direcionado aos servidores técnicos de informática da Semed e da Administração (Seamo), bem como aos professores das unidades contempladas, coordenadores e equipe pedagógica da Secretaria.

“Dividimos o número de participantes para evitar aglomerações. Por isso, durante três dias a empresa fornecedora do laboratório irá instruir cada profissional destinado à aplicação das aulas de robótica em sala, sobre o manuseio e correta utilização dos equipamentos tecnológicos, bem como do material didático pedagógico e os kits de peças”, explicou José Antonio Pereira, secretário de Educação e Administração.

O kit de robótica é constituído por mais de 750 peças que exploram diferentes áreas do conhecimento – ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática – através da construção de protótipos sem motorização, com motorização e automatizados, sendo projetos mecânicos, eletrônicos e automatizados através de encaixes precisos e sem a necessidade do uso de ferramentas.

Além disso, acompanha carrinho apropriado para armazenamento do kit, material didático com livro do aluno e professor; interface robótica microcontrolada em estrutura única, com tela LCD e botões de controle, óculos de realidade virtual com aplicativo próprio, licença de laboratório virtual de robótica, tablet com aplicativo próprio de reconhecimento de imagem, entre outros itens.

“Quando estivermos seguros que não haverá nenhum risco para os nossos alunos e professores, as aulas presenciais serão retomadas e os estudantes poderão utilizar toda essa estrutura tecnológica que irá auxiliar na aprendizagem. Sem dúvidas, investir na educação é sempre o melhor caminho”, destacou o prefeito Assis Ramos.

FUNDEF/FUNDEB