FUNDEF/FUNDEB

INVESTIMENTO

Prefeitura garante reestruturação predial, pedagógica e educação inclusiva na Escola Castro Alves I

Investimentos são oriundos de aplicação do Fundef

Publicado em: 11/02/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura garante reestruturação predial, pedagógica e educação inclusiva na Escola Castro Alves I

A instituição que possui 40 anos de funcionamento, oferece espaço adequado para atendimento dos mais de 460 alunos e 35 servidores. (Foto: Sara Ribeiro)

Comunidade do bairro Entroncamento e grande Vila Lobão recebeu nesta quinta-feira, 11, mais uma  obra da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Escola Municipal Castro Alves I foi completamente revitalizada com melhorias na estrutura física e pedagógica.

Fruto de aplicação do recurso do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, Fundef, a instituição que possui 40 anos de funcionamento, oferece espaço adequado para atendimento dos mais de 460 alunos e 35 servidores.

Entre as melhorias estão a reconstrução do telhado, forro e pintura, paredes das salas de aula ganharam revestimento cerâmico, garantindo maior durabilidade e higiene. “A família Castro Alves está em festa. Estamos mais que felizes com tamanho cuidado com nossa escola, que todos os dias recebe visita dos alunos para verificar de perto as mudanças e saem com ainda mais saudade de voltar”, revelou a gestora Ivanilde Gomes.

Paredes das salas de aula ganharam revestimento cerâmico, garantindo maior durabilidade. Foto: Patrícia Araújo

Com a reforma, unidade também ganhou um depósito para os instrumentos da banda marcial, que já foi premiada em várias competições locais e regionais, bem como laboratório de robótica e ciências. “Antes a escola tinha biblioteca, mas não tinha acervo, trouxemos mais de 300 exemplares para a biblioteca e novo mobiliário. Com a climatização, instalamos subestação de energia, mas faltava a energia solar para garantir a economia do consumo. Agora, temos uma unidade de ensino completa”, reforçou José Antônio Pereira, secretário de Educação.

Mas a grande novidade foi o cuidado especial com a Sala de Recursos Multifuncional equipada com novas ferramentas pedagógicas. A escola oferece Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, entre elas Deficiência Intelectual, Autismo e Síndromes raras.

A sala de recursos da instituição funciona como referência para acolhimento de alunos da própria unidade e de outras dos bairros vizinhos. O atendimento ocorre no contraturno escolar, para que suas potencialidades sejam desenvolvidas. “Vendo a sala de recurso a gente se sente respeitado, sabendo que meus filhos terão toda essa estrutura, uma melhora na aprendizagem, que não preciso pagar nada por isso, pois o município oferece todo esse amparo para a população”, elogiou Celma Cardoso Salgado, mãe de dois alunos com deficiências.

Alcemir Costa, vice-prefeito, relembrou que ensino público tem suas dificuldades, mas “me emociona muito, saber que fazemos parte da gestão que mudou a realidade da educação de Imperatriz”, finalizou.

Alunos terão atividades nos laboratórios de robótica e ciências

 

FUNDEF/FUNDEB