FUNDEF/FUNDEB

INVESTIMENTO

Prefeitura inicia licitações para aplicação do precatório do Fundef

18 empresas concorrem na modalidade menor preço por lote para reforma e ampliação das seis primeiras escolas

Publicado em: 18/09/2019 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Prefeitura inicia licitações para aplicação do precatório do Fundef

Precatório do Fundef já está na conta do Município de Imperatriz. (Foto: Joceir Júnior)

A Comissão Permanente de Licitação, CPL, abriu nesta quarta-feira, 18 de setembro, Licitação na modalidade Concorrência Pública para contratação de empresas que executarão o plano de aplicação dos R$ 100 milhões do precatório do Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica, antigo Fundef, no município de Imperatriz.

O Edital n° 008/2019-CPL, no tipo menor preço por lote, é destinado à escolha das empresas para reforma e ampliação das seis primeiras escolas beneficiadas com modernização da infraestrutura: Escola Municipal Darcy Ribeiro; Mutirão; Santa Rita; Tocantins; Santa Maria; e Edelvira Marques, somando investimento na ordem de R$ 6,8 milhões.

Na primeira sessão do processo, compareceram ao auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed, 18 empresas de diversos municípios, inclusive de outros estados. “Primeiro realizamos o credenciamento das empresas, em seguida fazemos a abertura dos envelopes de habilitação e encaminhamento para o setor de engenharia fazer análise do acervo técnico, e por último seguem as propostas de preço”, detalha o advogado Marcelo Muniz, presidente da CPL.

Representando o prefeito Assis Ramos, Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação, ressaltou o rigor de fiscalização que a aplicação desse recurso exige. “Foi criada uma rede de fiscalização específica composta por diversos órgãos e entidades, incluindo  os Tribunais de Contas e Ministério Público, para garantir que as empresas vencedoras dessas licitações executem, com qualidade e dentro do prazo estabelecido, os contratos firmados com o Município”.

Cumpridas as exigências legais, o secretário ressalta que os serviços iniciarão de imediato. “O dinheiro estava em uma conta judicial e ontem, 17 de setembro, foi liberado na conta do Município”, informou.

CLIMATIZAÇÃO – Além da concorrência aberta hoje, CPL e Semed já realizaram a primeira licitação do Plano para compra de 600 aparelhos de ar-condicionado tipo split. “Um investimento de dois milhões em climatização”, destaca.

FUNDEF/FUNDEB