Guarda Municipal

SEGURANÇA

1º Fórum de Segurança Pública do Sul do Maranhão chega ao final

Evento reuniu representantes de todas as instituições de segurança pública de Imperatriz e região

Publicado em: 24/05/2019 por Dema de Oliveira

1º Fórum de Segurança Pública do Sul do Maranhão chega ao final

1º Fórum de Segurança Pública reuniu representantes de todas as instituições de segurança pública de Imperatriz e região (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura, por meio do Comando da Guarda Municipal de Imperatriz, com apoio da Facimp Wyden, realizou com sucesso o I Fórum de Segurança Pública da Região Sul do Maranhão. O evento foi encerrado na última quinta-feira, 24, e reuniu nos últimos três dias em Imperatriz, representantes de todas as instituições locais de Segurança Publica, tais como: Secretaria Segurança Publica do Maranhão, Comandante Geral da Polícia Militar, Superintendente da Polícia Federal, Delegado Geral da Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, PRF, Secretária Municipal de Trânsito, Setran, além de representantes das indústrias bélicas do Brasil, Taurus, CBC, Condor (armas não letais).

Participaram também do Fórum, empresários, representantes das Guardas Municipais de vários municípios da região, especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e todo o contingente da GMI. Na oportunidade foi enfatizado a necessidade de integração das forças de segurança pública, com inserção da Guarda Municipal, como também, a necessidade da utilização dos recursos tecnológicos específicos para segurança pública, já disponíveis no mercado, objetivando equipar e dinamizar o trabalho com ações inteligentes de enfrentamento da criminalidade comum e organizada.

A ideia do 1º Fórum de Segurança Pública da Região Sul do Maranhão, nasceu do comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, José Ribeiro de Oliveira, com apoio irrestrito do Prefeito Assis Ramos e do Diretor da Facimp Wyden, Diego Cunha, que abraçou a causa. Tendo em vista que o primeiro contingente de Guardas Municipais de Imperatriz já estão no curso de formação, o o evento realizado promoveu um maior envolvimento e conhecimento por parte da sociedade sobre a importância dessa nova instituição e seu papel na segurança e proteção da sociedade.

Além das palestras foram oferecidos minicursos de extensão com expedição de certificados. “O evento foi considerado um sucesso e já estão sendo articuladas ideias para o novo encontro de 2020”, destacou José Ribeiro. Participaram como palestrantes, o advogado Marden Silva, que dissertou sobre a ‘Instalação e Estruturação das Guardas Municipais e a Juiza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, que falou sobre o tema “A Mediação e Conciliação como Fator de Prevenção”. Para fechar o evento com chave de ouro foi apresentada a ‘Carta Compromisso’, com assinatura de todos os representantes de instituições de segurança da cidade. 

Guarda Municipal