Guarda Municipal

SEGURANÇA

Em aula inaugural do curso de formação da Guarda Municipal, Assis fala sobre a importância da nova corporação

“Não se trata apenas do cumprimento do 73° compromisso de campanha dos noventa e dois que fizemos. É uma das mais importantes de todas as nossas entregas...", avaliou

Publicado em: 15/04/2019 por Dema de Oliveira

Em aula inaugural do curso de formação da Guarda Municipal, Assis fala sobre a importância da nova corporação

Nos próximos dois meses, ao todo serão formados 86 alunos, e destes 50 serão incorporados imediatamente a GMI (Foto: Patrícia Araújo)

Na manhã desta segunda-feira, 15, no auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha-FEST, foi realizada a aula inaugural do curso de formação da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Assis Ramos, comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, José Ribeiro de Oliveira, secretários, vereadores, comandantes de instituições de segurança de Imperatriz, como 50º BIS, Agência Fluvial de Imperatriz, CPAI-3, Delegacia Regional de Polícia Civil, Delegacia de Polícia Federal, 3° e 14° BPM e demais autoridades.

Nos próximos dois meses, ao todo serão formados 86 alunos, e destes 50 serão incorporados imediatamente a Guarda Municipal de Imperatriz. 36 irão compor o cadastro de reserva técnica. Mas a intenção do prefeito Assis Ramos, é que todos os que chegaram a essa fase, sejam incorporados. Na aula inaugural, foi apresentado o contingente aprovado, teve exposição do plano do curso, como horário, regimento interno da guarda e orientações preliminares para  que todos saibam tudo o que vai se desenrolar no curso de formação, que terá aulas nos dois turnos.

O comandante da GMI, José Ribeiro de Oliveira, destacou que a nomeação inicial de 50 guardas consta no edital do concurso. “Os demais ficarão no registro da reserva, para oportunamente dentro das condições da prefeitura, serem convocados. É interesse do nosso gestor municipal Assis Ramos, convocar todos, para que essa ideia seja efetivada na cidade”, disse.

José Ribeiro lembrou, que a ordem de chamada dos 50 guardas, será de acordo com o critério de classificação. Isso desde o início da prova objetiva até o final do curso de formação, ou seja, a classificação daqueles que alcançarem melhor qualificação em suas notas ficarão entre os 50. O outro critério de seleção é quanto a investigação social que é de caráter eliminatório. 

O curso de formação do GMI, será ministrado por profissionais dentro dos parâmetros exigidos não só pela legislação, como também pela sociedade. Neste período será formado o perfil do guarda municipal que todos esperam no cumprimento da missão de resolver as questões de interesse do município, dentro de suas atribuições.

George Wilken Alencar de Pinho, um dos 86 alunos da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, disse que está vivendo uma grande expectativa e afirmou que com esse curso de formação, GMI vai estar bem preparado para o seu trabalho. “Desejamos ofertar o melhor à população de Imperatriz, uma boa segurança, dentro da possibilidade de cada um. Estamos ainda sendo avaliados e recebendo as instruções finais para que possamos realizar bem o nosso trabalho. Acredito que os imperatrizenses estão felizes com iniciativa do prefeito Assis Ramos, com a criação da Guarda Municipal”, destacou.

Raires Iara Bueno, uma das mulheres que está fazendo o curso de formação da GMI, disse que é a realização de um sonho, está muito feliz e ansiosa. “Sabemos que ainda tem muitas etapas dentro desse curso, como disciplinas, atividades, prova final, a resistência de todos e os compromissos pessoais que temos de vencer. Mas quando chegarmos no final, valerá a pena. Muito admirável a atitude do prefeito Assis Ramos em ter criado a Guarda Municipal, que será sem dúvida reconhecida por toda a sociedade”, enfatizou.

O Coronel Arquimedes Brito, comandante da CPAI-3, uma das autoridades presentes, disse que a criação da Guarda Municipal de Imperatriz, foi uma bela iniciativa do prefeito Assis Ramos. O órgão era um antigo anseio da sociedade imperatrizense e, essa gestão teve todo o desprendimento e boa vontade conseguiu chegar nesse nível que é o curso de formação dos alunos. “Com certeza quem  vai ganhar com isso é a sociedade imperatrizense e será um grande legado que o prefeito Assis Ramos vai deixar. Somos parceiros de todos os órgãos de segurança e jamais poderíamos faltar com a Guarda Municipal. Estamos a disposição para ajudar na formação, orientação e até na coordenação se formos convocados”, afirmou.

Usando da palavra, o prefeito Assis Ramos disse que em tempos de crescente, insegurança, o Município dá uma resposta concreta a sociedade, selecionando, avaliando e preparando dentro de todas as normas legalmente consagradas, um contingente de mulheres e homens, para irem às ruas, fardados e equipados com missão de agirem em defesa do cidadão, do seu patrimônio e dos pertences públicos. “Não se trata apenas do cumprimento do 73° compromisso de campanha dos noventa e dois que fizemos. É uma das mais importantes de todas as nossas entregas, serviço de uma manutenção caríssima, mas absolutamente indispensável, pelo caráter salvaguardar inclusive a vida”, avaliou. 

Guarda Municipal