Guarda Municipal

FORMAÇÃO

Guarda Municipal tem primeiro contato com o público

Além da Blitz, integrantes participam de fiscalização como parte do estágio de formação

Publicado em: 03/02/2020 por Ariel Rocha

Guarda Municipal tem primeiro contato com o público

Além da Blitz, parte dos alunos realiza também uma fiscalização em pontos estratégicos da cidade. (Foto: Edmara Silva)

Alunos do curso de formação da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, realizam blitz de trânsito como parte prática do estágio de capacitação. Ação foi coordenada pela Secretaria de Trânsito e Transportes, Setran, nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, na qual integrantes da GMI colocaram em exercício os conhecimentos obtidos durante aulas teóricas. Atividade consiste na observação, aplicação de técnicas de abordagem, identificação de irregularidades, entre outros.

O motorista Cristiano Sabóia Barbosa, parado pelos alunos durante a fiscalização, explica que a ação mostra para a comunidade o trabalho que a Segurança Pública tem realizado. Apesar de muitas pessoas não gostarem, para ele é necessário que a Guarda trabalhe nessas frentes de serviço. “Vejo com bons olhos essa situação. Mostra que estão trabalhando, já que é uma forma de identificarem criminosos durante essas abordagens”, disse.

Além da blitz, parte dos alunos realizam também uma fiscalização em pontos estratégicos da cidade, o Treinamento de Circulação Viária, com o objetivo de observar o trânsito. A princípio, a prática é feita sem intervenção dos guardas, porém, com a possibilidade de mediações quando necessário. Todos os exercícios realizados são parte do estágio da disciplina Ordenamento de Trânsito, ministrada pela Setran.

Esse é o primeiro contato da Guarda com o público. De acordo com a aluna Mayze Conceição da Silva, é um desejo da população que a GMI atue preparada nas ruas de Imperatriz. “A Guarda não é apenas uma parte dentro da Segurança Pública, ela é um contexto geral. Teremos atuação nas ruas, cuidando da sociedade, por isso, é necessário sairmos da sala de aula capacitados, para podermos fazer nosso serviço com excelência”, explicou.

O coordenador Operacional de Trânsito da Setran, João Jerônimo dos Santos Filho, comenta que o preparo dos alunos nesse sentido é uma forma de integração e facilitação do trabalho das esferas. “Todos os agentes e órgãos públicos trabalham em convênio, integrados, a fim de prestar um serviço de qualidade para a comunidade”, declarou. Ainda de acordo com o coordenador, as atividades da Guarda no trânsito seguem até esta terça-feira, 04.

Guarda Municipal