Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guarda Municipal de Imperatriz inicia mais um curso de aperfeiçoamento

Os agentes de segurança participam de Teste de Aptidão Física para integrar a Ronda Ostensiva Municipal

Publicado em: 20/10/2021 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz inicia mais um curso de aperfeiçoamento

ROMU é um grupo tático operacional, treinado e equipado, que vai dar apoio às equipes de prevenção, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes. (Foto: Patrícia Araújo)

Investindo cada vez mais em conhecimento e na valorização dos profissionais, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) deu início nesta quarta-feira (20), a mais um curso de aperfeiçoamento.

Os agentes de segurança participam inicialmente de Teste de Aptidão Física (TAF), e os que passarem estarão inscritos para o curso da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que terá a duração de 12 dias. A ROMU é um grupo tático operacional, treinado e equipado, que vai dar apoio às equipes de prevenção, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade. Além do teste, eles realizarão também atividade física, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão.

O curso é ministrado por instrutores da própria GMI, que se formaram recentemente como agentes da ROMU, em Palmas (TO). O comando do treinamento inicial de TAF é do subtenente da Polícia Militar, João Paulo, coordenador operacional e de ostensiva da GMI. 

O TAF está sendo feito por 33 guardas, entre homens e mulheres e, segundo João Paulo, serão selecionados 19 para o trabalho final. “Os que possuírem melhor aptidão física serão selecionados para o nivelamento e, em seguida, serão doze dias intensos em busca do conhecimento para que sejam qualificados”, destacou.

Mateus dos Santos, é um dos guardas que participou do curso de ROMU em Palmas (TO). “Felizmente eu e outros quatro colegas conseguimos nos formar e agora estamos aqui passando o que aprendemos para os nossos companheiros”, disse.

O comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou o início do TAF para seleção dos candidatos para o grupo de ronda.

“É com satisfação que estamos aproveitando a experiência desses profissionais para a formação da primeira ROMU. Imperatriz terá uma equipe qualificada para as atividades de segurança pública municipal”, destacou Josenildo.

Guarda Municipal