Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guardas Municipais recebem certificados do curso habilitação para tripulação de embarcações

Cerimônia aconteceu no início da tarde de quinta-feira (9), no auditório da Agência Fluvial da Marinha no Centro

Publicado em: 10/12/2021 por Dema de Oliveira

Guardas Municipais recebem certificados do  curso habilitação para tripulação de embarcações

O comandante da GMI, Josenildo Ferreira, destacou o trabalho que está sendo feito na atual gestão, de implantação da Guarda Municipal e agora de capacitação da corporação. (Foto: Maira Soares)

Dez integrantes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), sendo nove homens e uma mulher, receberam certificados do curso de habilitação para condutor de embarcação. Cerimônia aconteceu no início da tarde de quinta-feira (9), no auditório da Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, localizada na Rua Coriolano Milhomem, no Centro.

Evento contou com as presenças do comandante da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Imperatriz, capitão Ariel Dantas, comandante do 3º BPM, major Anderson Lima, comandante do GMI, Josenildo Ferreira, coordenador operacional, tenente João Paulo Tôrres, além de outras autoridades e formandos.

Os guardas passaram 11 dias de intensas atividades, realizando o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para habilitação profissional para condução de embarcação pública, Arrais Amador e motonáutica. Esta é mais uma qualificação, dentre todas que já foram feitas anteriormente, como ROMU, Motocicletas, Tiro e Manuseio de Armamentos.

O treinamento tem a proposta de efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas ao Rio Tocantins, além de aprimorar as demandas da Guarda Municipal, em casos de ocorrências com necessidade do uso de embarcações. Agora os guardas municipais estarão qualificados para navegação, técnicas de abordagens, pilotagem entre outras demandas, inclusive de fiscalização.

O comandante da GMI, Josenildo Ferreira, destacou o trabalho que está sendo efetuado na atual gestão, de implantação da Guarda Municipal e agora de capacitação da corporação. “Estamos treinando para conseguir chegar ao nível de excelência para o atendimento à sociedade. Nosso trabalho é o de desenvolver a capacidade do guarda para que ele consiga no futuro, ter todas as condições de prestar, tanto atendimento de proteção dos bens e interesses públicos e serviços, mas também a área de segurança pública de forma ideal. Esse é mais um passo dado”.

Josenildo Ferreira destacou também que “os guardas serão submetidos a outros cursos de qualificação, como o que está sendo planejado para a área técnica, voltado ao patrulhamento”.

O Comandante da Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, capitão Ariel Dantas, falou sobre o curso. “Uma das atribuições da Marinha é a de qualificar pessoas de órgãos públicos para condução de embarcações. Essa ação é muito importante, pois no futuro esses guardas municipais formados vão auxiliar a própria Marinha no ordenamento do Rio Tocantins. No período de veraneio terá uma equipe da GMI, que irá contribuir para a segurança no Rio Tocantins, claro que cada órgão dentro de suas atribuições, mas é importante para fortalecer atuação das instituições neste período”.

O comandante do 3º BPM, major Anderson Lima, que prestigia sempre as ações da GMI, disse que é "testemunha dos esforços do comando da GMI, empreendidos para que o conhecimento possa ser absorvido. A guarda é um grande colaborador do sistema de segurança pública em Imperatriz, não deixa a desejar em nada das atividades que preconiza, a respeito das atribuições da corporação”, disse.

 

Guarda Municipal