Habitação

IMPLANTAÇÃO

Georreferenciamento é discutido na SEPLU

Sistema deve ser implantado com dados geográficos locais

Publicado em: 30/05/2017 por William Castro

Secretaria de Regularização Fundiária

Georreferenciamento é discutido na SEPLU

Várias secretarias se reuniram para discutir a implantação do georreferenciamento: uma ferramenta que permite a análise integrada, confiável e rápida de um grande número de variáveis que interferem sobre os problemas das cidades (Foto: Linair Sousa Soares)

            Representantes das Secretarias de Planejamento Urbano (Seplu), Meio Ambiente (Semmarh), Fazenda (Sefasgo), Administração (Seamo) e Comissão Permanente de Licitação (CPL), reuniram-se para deliberarem sobre a implantação de sistema de informações georreferenciadas para Imperatriz, com atualização e integração do cadastro técnico imobiliário. Essa foi uma recomendação do prefeito Assis Ramos, para auxiliar na gestão do espaço urbano, diante dos complexos processos econômicos e sociais que ocorrem.

            De acordo com a secretária adjunta da Seplu, a arquiteta e urbanista Tereza Cristina, é imprescindível a busca por novas fontes de receita para a administração municipal e, neste contexto, o cadastro técnico é uma alternativa. Além disso, o georreferenciamento é uma ferramenta que permite a análise integrada, confiável e rápida de um grande número de variáveis que interferem sobre um dado problema, apontando soluções mais racionais e fornecendo subsídios para a tomada de decisão do gestor público.

            Assim, é possível fazer a coleta sistematizada e organizada de informações sobre a propriedade e uso do solo de determinada porção de território, como o de Imperatriz. Segundo ela, o prefeito Assis Ramos, solicitou urgência ao secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchoa, para que fosse elaborado um Termo de Referência para abrir processo de licitação para contratação do serviço de geoprocessamento da cidade.

            Alcemir Costa, secretário de Regularização Fundiária, diz que a implantação do sistema é positiva para o trabalho da Serf. “Com o georreferenciamento, os processos tramitarão de uma forma mais rápida para solucionar as questões de titulação, já que o maior obstáculo para a regularização é o levantamento topográfico”, destacou.

Geoprocessamento urbano – O termo pode ser definido como conjunto de tecnologias e metodologias baseadas em sistemas de computador que permitem a coleta, armazenamento, tratamento, análise e apresentações de formações que tenham expressão espacial, são as informações sobre a localização geográfica.

Habitação