Hospital Municipal de Imperatriz

MEDIDA

Ambulatório do Pé-diabético amplia projeto para integrar pacientes com dificuldades de locomoção

Um dos objetivos é prestar assistência continuada

Publicado em: 15/04/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Ambulatório do Pé-diabético amplia projeto para integrar pacientes com dificuldades de locomoção

Pacientes com grandes lesões e dificuldades de se locomoverem, idosos debilitados, acamados são o público-alvo que motivou o processo de integração. (Foto: Maira Soares)

Diante do número de pacientes que apresentam dificuldades de locomoção e que necessitam de atendimento no Ambulatório Pé-diabético, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da coordenação do Centro Médico Municipal, capacita servidores com objetivo de integrar a atenção especializada ao Serviço de Atenção Domiciliar, SAD, do Programa Melhor em Casa.

Para a secretária de Saúde, Mariana Jales, "pacientes com doenças crônicas, como a diabetes mellitus, evitam sair de casa até mesmo para procurar por atendimento médico especializado, por conta do cenário de pandemia. Além da Covid-19, alguns pacientes enfrentam dificuldades e limitações para se locomoverem até o Ambulatório Pé-diábetico. Em virtude dessa situação, é importante a integração dos setores com objetivo de ofertar assistência continuada a esses pacientes".

O diretor do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, Vitor Pachelle, responsável pelo Centro Médico pontua que, “pacientes com grandes lesões e dificuldades de se locomoverem, idosos debilitados, acamados são o público-alvo que motivou o processo de integração. Nosso foco é o atendimento humanizado mediante o cenário de pandemia e, para isso, precisamos de uma interação multiprofissional entre os setores envolvidos nesse processo".

Capacitação foi realizada na sala de atendimento do Pé-diábetico com a equipe do SAD e se estenderá aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, UBS.  A coordenadora do Centro Médico, Sebastiana Ribeiro, informa que “a ideia é integrar a atenção especializada, nesse o caso o ambulatório ao Serviço de Atenção Domiciliar, que atende pacientes mais complexos, de curativos maiores, e principalmente pós-operatórios com dificuldade de locomoção dando continuidade no tratamento desse paciente". 

Já a cirurgiã vascular do ambulatório, Luanda Dantas, diz que "as capacitações são importantes e um dos focos é avaliar a realidade de cada Unidade Básica de Saúde e passar o conhecimento necessário para a prevenção das complicações com o pé-diabético”.

Luanda Dantas explica ainda que o processo de integração com o SAD trará uma resolutividade maior. "O paciente não precisará retornar semanalmente ao ambulatório, mas com o prazo maior de 20 ou 30 dias. Queremos complementar o trabalho do Serviço de Atendimento Domiciliar, para que eles conheçam nosso serviço e nós possamos conhecer a realidade deles", conclui.

Diabetes é uma doença crônica, causada por fatores hereditários e ambientais. Estudos revelam que entre 3% a 4% dos pacientes com diabetes, utilizam 12% a 15% dos recursos dos sistemas de saúde. Embora sejam muitas as complicações sérias que atentam os indivíduos com a doença, as complicações com os pés representam a maior parte dos pontos. 40 a 70% de todas as amputações das extremidades inferiores estão relacionados ao diabetes mellitus.

Ambulatório Pé-diabético está localizado na Rua Luís Domingues, ao lado do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, no Centro.  Tem como uma das finalidades a identificação e abordagem precoce dos pés de risco de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Acompanhamento dos pós-operatórios realizados nos serviços de vascular do Hospital Municipal de Imperatriz, diminuindo assim o tempo de internação hospitalar.

Hospital Municipal de Imperatriz