Hospital Municipal de Imperatriz

SERVIÇO

Hospital Municipal de Imperatriz atende pacientes de mais de 40 municípios

Só no ano passado, o hospital atendeu 69,949 pacientes.

Publicado em: 12/08/2019 por Rafael Pestana

Secretaria de Saúde

Hospital Municipal de Imperatriz atende pacientes de mais de 40 municípios

Os hospitais municipais de Imperatriz ) são a porta de entrada dos atendimento de urgências e emergência da Região Tocantina. (Foto: Edmara Silva)

Segundo levantamento de dados realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com a Diretoria do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, durante o ano de 2018 a junho de 2019, a unidade de saúde recebeu pacientes oriundos de mais de 40 municípios do estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Ao todo, foram atendidos 69,949 pacientes, de Imperatriz e cidades vizinhas, tendo sido realizado 42,175 acolhimentos, 16,490 cirurgias diversas e 11,284 procedimentos ortopédicos. Desses, 1,339 foram regularizados para UTI’s, sendo 506 atendimentos adultos no Hospital Municipal de Imperatriz e 150 Hospital Infantil de Imperatriz, HII, pediatria.

Apesar do grande número de atendimentos, apenas 19,709 pacientes foram regulados para receber atendimento em Imperatriz. Poucas pessoas sabem, mas para garantir o conforto e agilidade no atendimento, pacientes de outros municípios devem ser regulados, antes de serem encaminhados para o HMI. Esta é uma responsabilidade do município de origem do paciente realizar. 

"A prefeitura de Imperatriz, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, trabalham para oferecer aos usuários do SUS, acompanhantes e funcionários, conforto e qualidade no atendimento. Ressaltamos aos pacientes de outros municípios, que se atentem sobre a importância de solicitar a regulação e encaminhamento antes de se dirigir ao HMI"; informou Marília Carvalho, diretora geral do HMI.

Os hospitais municipais de Imperatriz (HMI/HII) são a porta de entrada dos atendimento de urgências e emergência da Região Tocantina, ao atender uma grande demanda de usuários do SUS. Apesar das cirurgias ortopédicas aparecerem como maioria nos procedimentos, o HMI também é referência na especialidade de neurocirurgia. Atualmente, o hospital conta com sete salas cirúrgicas e uma sala de recuperação pós-anestésica, todas equipadas com aparelhos essenciais para a realização dos procedimentos. Todo o aparato disponível no local permite a realização de processos médicos de alta complexidade, além de contar com o trabalho de uma equipe multiprofissional.

Hospital Municipal de Imperatriz