Hospital Municipal de Imperatriz

SAÚDE

Socorrão dá sequência ao processo de escuta qualificada

Objetivo é humanizar os atendimentos à população, por meio da valorização e reconhecimento profissional

Publicado em: 26/02/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Socorrão dá sequência ao processo de escuta qualificada

A escuta dos profissionais proporciona a humanização do serviço prestado na área da saúde (Foto: Kalyne Cunha)

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, implanta processo de escuta dos setores da instituição. Objetivo é humanizar os atendimentos à população, por meio da valorização e reconhecimento profissional.

A secretária de Saúde do município, Mariana Jales, explica que “os servidores do hospital são coautores das decisões, por isso é fundamental escutá-los. O processo de escuta qualificada é uma forma de dirimir lacunas existentes entre a direção e demais setores da instituição, incentivando a inovação e reforçando positivamente as contribuições para melhoria dos serviços prestados”.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, explica que ações são pautadas nos princípios do Sistema Único de Saúde, SUS, voltados para mudanças nos modos de gerir e cuidar. “As rodas de conversa contemplarão todos os servidores do hospital. Objetivo é poder escutar os anseios, preocupações, dificuldades e sugestões das realidades encontradas nos setores, onde esses profissionais desenvolvem suas atividades. Após o trafego desses dados se faz necessário análise da escuta e o processamento das informações, que consiste na tomada de decisões”, conclui.

Neste momento foram ouvidos os profissionais da farmácia do hospital – auxiliares, farmacêuticos e coordenação. Para o farmacêutico Salatiel Fonseca, “o processo de escuta é muito importante, pois através dele conseguimos enviar as demandas para a coordenação, direção e tornar mais acessível essa lacuna entre diretor e o profissional, facilitando a nossa jornada de trabalho, e melhorando o processo interno dos nossos serviços. É uma forma de humanização”, enfatiza.

A coordenadora da farmácia do hospital, Luselma Batista Barbosa, relata que a “direção está com o processo de escuta em todos os setores e coordenadores e subsequentemente com os servidores da instituição. A escuta dos profissionais é extremamente importante para que sintam-se acolhidos, ouvidos e atendidos em suas necessidades. Como coordenadora, preciso que a direção me ouça e me apoie em cada posicionamento, projeto e melhorias que almejo implantar e o processo de escuta é fundamental para que esse apoio aconteça”.

De acordo com o Ministério da Saúde a  humanização voltada aos servidores consiste nos princípios centrais da Política Nacional de Humanização, PNH, como a transversalidade, valorização do trabalhador, autonomia e protagonismo dos sujeitos, fortalecimento do trabalho em equipe, corresponsabilidade, estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva com todos os atores da saúde, garantindo gestão de qualidade às pessoas.

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