Homenagens

HOMENAGEM

Solenidade entrega Comenda Frei Manoel Procópio e honrarias

Evento ocorreu no Palácio do Comércio e da Indústria de Imperatriz, na sexta-feira, 13

Publicado em: 17/07/2018 por João Rodrigues

Assessoria de Comunicação

Solenidade entrega Comenda Frei Manoel Procópio e honrarias

Cerimônia marca entrega da Comenda Frei Manoel Procópio e honrarias na sexta-feira,13 (Foto: Patrícia Araújo)

O prefeito Assis Ramos entregou a Comenda Frei Manoel Procópio, Troféu Jurivê Macedo e Distinção Honrosa Orgulho da Gente a 13 pessoas de vários segmentos da sociedade.  A primeira, reconhece o trabalho em prol do município e população; o Troféu homenageia três profissionais que atuam no jornalismo, docência e advocacia; e a Distinção reconhece servidores municipais e cidadãos que carregam em experiências de sucesso, o nome de Imperatriz mundo afora.

Realizado no Palácio do Comércio e da Indústria, Centro, na noite de sexta-feira, 13, evento abriu a programação oficial do aniversário de 166 anos da "Princesa do Tocantins". “Imperatriz tem uma história bonita e quem faz a cidade são as pessoas, essas personalidades, às vezes simples, mas que têm um trabalho grandioso”, destacou o prefeito.

Após a composição do dispositivo de honra, foi entregue a esportista Jhulia Rayssa Mendes Leal (Fadinha do Skate), a Distinção Honrosa Orgulho da Gente. Em seguida foi a vez da professora aposentada e ativista social Maria da Conceição Formiga e do empresário Ilson Mateus, que foi representado pela funcionária Dalva Lira.

O Troféu Jurivê Macedo foi a segunda honraria da noite a ser entregue. O professor da rede municipal de ensino Geilson Arruda Reis, que ganhou notoriedade pelo projeto ambiental “Bacuri Verde”, foi o primeiro homenageado. Na categoria jornalista, José de Arimateia Alves Vieira recebeu o reconhecimento pelos bons serviços prestados nas emissoras de rádios.

“Advoguei aqui, fui presidente da subsecção por dois mandados, juiz de direito, professor, fiz política. Sou imperatrizense afetivo, não nasci, mas estou sempre aqui como diz os antigos, quem bebe água do Tocantins não sai daqui (...)”, disse o juiz  Manoel Aureliano Neto, atualmente em São Luís, que recebeu o Troféu Jurivê Macedo na categoria advogado.

Pela ordem, foram entregues a Comenda ao padre Francisco Rodrigues da Silva, pároco da igreja matriz de Santa Teresa D´Ávila, padroeira de Imperatriz; o oficial de Justiça e especialista em cursos preparatórios, Arnaldo Bruno Oliveira; o catador de material reciclável José Ferreira Lima (Zezinho Ascamari); o deputado federal João Marcelo Santos Souza;  a educadora e ativista do movimento negro Izaura Silva;  ortopedista Daniel Pereira da Silva (Daniel Fiim) e o deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Emoção na solenidade

Dentre os momentos mais marcantes da solenidade estão o discurso da Rhayssa Leal (Fadinha do Skate), que durou dez segundos e o do deputado federal Sarney Filho(PV), um dos mais demorados. Neste intervalo, teve  o discurso de Zezinho da Ascamaris, que começou pedindo desculpas por ter cursado só até o quarto ano do ensino fundamental (antiga 4ª série) e não saber falar corretamente; da professor Izaura Silva, que relembrou um pouco de sua trajetória de vida e dedicou a honraria a todos os trabalhadores, em especial aos professores; e do oficial de Justiça  Arnaldo Bruno, que falou de seu trabalho e concluiu dizendo-se feliz porquê sua mãe recebeu uma comenda do Governo do Estado e ele, agora passou a ter uma comenda, assim como ela.

“Moreno, escurinho, marrom desbotado tudo isso são escapatórias para não ser negro e o trabalho do movimento negro é dizer que ser negro é importante como é ser índio e ser branco. E nós devemos lutar pela educação deste povo para que não tenhamos tantos Zezinhos daqui para frente pedindo desculpas por não poder estudar”, ressaltou Izaura, que conclamou imperatrizenses nativos e de coração a lutar contra o racismo e a favor da educação pública e gratuita para todos. Daniel Fiim lembrou que a fatalidade da morte de seu pai, Francisco Fiim, por falta de atendimento médico, o fez "estudar para salvar vidas", o que vem fazendo como ortopedista do Hospital Municipal, o Socorrão.

“Fico muito honrado em receber esta comenda que é uma das mais altas honrarias de Imperatriz. Isso me compromete ainda mais, porque é um pouco do reconhecimento do meu trabalho pelo Maranhão e, principalmente, por Imperatriz”, afirmou o deputado Sarney Filho que lembrou ter conseguido, enquanto ministro do meio Ambiente, em torno de R$ 21 milhões para a Prefeitura de Imperatriz aplicar na destinação correta do lixo urbano.

Homenagens