Homenagens

HOMENAGEM

No Dia das Mães, a importância do vínculo entre cuidadores sociais e a criança

Um olhar diferenciado, que identifica oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada menor

Publicado em: 11/05/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

No Dia das Mães, a importância do vínculo entre cuidadores sociais e a criança

Acolhidos da Casa da Criança têm nas cuidadoras sociais, o carinho e os cuidados de mãe (Foto: Patrícia Araújo)

Cerca de 42 meninos e meninas, faixa etária de 0 a 10 anos, acolhidos na Casa da Criança, têm nas cuidadoras sociais, o carinho e os cuidados de mãe. O vínculo entre eles se constrói por meio dos cuidados diários, com um olhar refinado e diferenciado, que identifica oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada criança.

“A gente cuida como se fosse um filho. Damos carinho, atenção e educação. Vamos conhecendo o jeito de cada uma e conseguimos tratá-las do jeito que eles precisam. Muitas vezes a gente dá o que elas nunca tiveram. Com isso, vamos ganhando respeito e afeição. E a mudança delas é clara. Ficam mais felizes, carinhosas e nos chamam de mãe", diz Rosane Chaves, coordenadora da Casa da Criança.

A Casa da Criança conta com 42 servidores, sendo 22 cuidadores sociais, responsáveis pelo acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento psicomotor e comportamental das crianças; ajudam a servir a alimentação; cuidam da higiene, como banho, troca de fraldas; auxiliam os pequenos a se vestirem, calçarem, pentearem; e na guarda de seus pertences; ministram medicamentos conforme prescrição médica, prestam primeiros socorros e executam pequenos curativos; acompanham na ida e volta de saídas para passeios, banho de sol, consultas médicas, e até à escola.

O programa faz parte da política de assistência social da Prefeitura de Imperatriz, mantido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes. No local, as crianças dispõem de brinquedoteca, biblioteca, parquinho, dormitórios, berçário, enfermaria, sala de atendimento psicológico e refeitório.

Nesta data tão especial, nossa homenagem aos profissionais que se doam no cuidado dos filhos de Imperatriz.

Homenagens