Homenagens

VALORIZAÇÃO

Superintendência de Segurança Alimentar celebra Dia do Nutricionista

Data foi lembrada com orientações profissionais e capacitações

Publicado em: 29/08/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Superintendência de Segurança Alimentar celebra Dia do Nutricionista

Servidores do Banco de Alimentos participam de oficina de capacitação (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, Susan, começou as comemorações alusivas ao Dia do Nutricionista, datado em 31 de agosto. As atividades na segunda-feira, 27, no Banco de Alimentos, Rua Tancredo Neves, 495, Entroncamento, contaram com oficina de capacitação de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. O publico alvo, foram servidores e usuários dos serviços ofertados pelo programa, que atende mensalmente 500 famílias.

“Pensando no Dia do Nutricionista, resolvemos realizar atividades que valorizem o profissional, ofereça um serviço útil aos usuários do restaurante e amplie os conhecimentos e técnicas", destacou Katiana Sá, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional.

No Restaurante Popular, Rua Simplício Moreira, 830, Centro, as comemorações aconteceram nesta terça-feira, 28, com cardápio diferenciado, orientações, distribuição de panfletos sobre os cuidados com a alimentação, medida de peso, altura e acompanhamento do Índice de Massa Corporal, conhecido como IMC. "É uma técnica simples e de grande importância para detectar se a pessoa apresenta um grau de desnutrição, se está no padrão de normalidade, sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida”, explicou a nutricionista Andréa Oliveira, professora da Unisulma.

De acordo com a coordenadora do Restaurante Popular, Cristina Fonseca, ação educativa faz parte do planejamento anual de datas comemorativas do programa, que serviu nesta terça-feira, 650 refeições.

Morador do município de Bacabal, de passagem por Imperatriz para visitar parentes, o aposentado Domingos Matos Constâncio, 73, sempre faz suas refeições no Restaurante Popular quando está na cidade. "Foi uma ótima surpresa. Além do almoço, tivemos a oportunidade aprender um pouco mais sobre como devemos nos alimentar”, enfatizou.

As programações do Banco de Alimentos e Restaurante Popular foram realizadas em parceria com acadêmicos do curso de nutrição da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão e Conselho Regional de Nutrição, CRN 6ª Região.

Origem do Dia do Nutricionista

O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, ABN, fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição, Asbran.

Homenagens