Imperatriz 166 anos

ESPETÁCULO

Imperatriz recebe Esquadrilha da Fumaça

Apresentação terá manobras inéditas com novas aeronaves

Publicado em: 27/07/2018 por Luana Barros

Assessoria de Comunicação

Imperatriz recebe Esquadrilha da Fumaça

Sete aeronaves integram a apresentação, com 1 piloto no solo fazendo a locução das manobras (Foto: Maria Eduarda)

Desde 2013, a Esquadrilha da Fumaça não se apresentava em Imperatriz. Com um espetáculo em média de 25 a 40 minutos, a cidade assistirá um show de manobras nesta sexta-feira, 27 de julho, a partir das 16h, na Avenida Beira Rio. Vindos de um circuito em cidades da região Norte e Nordeste do Brasil, com uma equipe de 13 pilotos, além de mecânicos e técnicos, o grupo tem como capitão, Glauber Lage, de 35 anos.

“Há cinco anos estou na Esquadrilha da Fumaça. Hoje estamos com uma nova aeronave, A-29 Super Tucano, que operamos desde 2013, mas que a primeira demonstração com ela foi em 2015”. Glauber acrescenta que o show contará com novas acrobacias que trarão muita emoção para o público. “Esperamos que o povo de Imperatriz goste e que o clima colabore com um céu limpo para que a apresentação fique ainda mais bonita”.

Sobre os tipos de acrobacias que serão realizadas, o capitão explica: “A altura das nuvens pode restringir algumas manobras, mas esperamos que tudo ocorra normalmente e aí sim chegaremos ao total de 40 minutos de espetáculo”.

O tenente Marcus Lemos é de Lavras, Minas Gerais, mas atualmente está em Piraçununga, interior de São Paulo, onde fica sediada a Esquadrilha da Fumaça. “Uma das finalidades das nossas apresentações é incentivar os jovens a conhecerem a Aeronáutica e seguirem a carreira militar. E foi isso o que aconteceu comigo. Ao assistir uma apresentação da esquadrilha, na minha infância, me senti inspirado e vi que aquele era um bom caminho para seguir na vida”.

Marcus esclarece que acabaram de retornar de Belém e, que a cada apresentação, o público só aumenta. “Estamos em um circuito, passando por várias cidades. Isso acaba movimentando nossas redes sociais e gera expectativa e aumenta o número de pessoas que nos acompanham”. Sete aeronaves integram a Esquadrilha, com sete pilotos no céu e 1 no solo fazendo a locução das manobras. Depois de Imperatriz, seguem para Porto Nacional, no Tocantins, e depois Bahia.

Histórico

A  Esquadrilha de Demonstração Aérea, ou  Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. Sua missão é realizar demonstrações aéreas para difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

Imperatriz 166 anos