Incentivo

PROGRAMAÇÃO

Aberto 16º Salão do Livro de Imperatriz

Evento é gratuito e aborda o tema "A língua que falamos"

Publicado em: 28/09/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Educação

Aberto 16º Salão do Livro de Imperatriz

Prefeitura participa do Salimp por meio de várias secretarias, como Meio Ambiente e Educação. (Foto: Edmara Silva)

Aberta na noite de quinta-feira, 27, no Centro de Convenções, a 16ª edição do Salão do Livro de Imperatriz, Salimp, uma das maiores feiras literárias do Estado e que está incluída no calendário nacional, realizada pela Academia Imperatrizense de Letras, com apoio da Prefeitura.

O secretário municipal e Educação, Josenildo José Ferreira representou o prefeito Assis Ramos na solenidade de abertura do evento que contou com a participação de várias autoridades, como a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmarh), Rosa Arruda, entre outros. Evento tem entrada franca, até 6 de outubro.

A solenidade de abertura foi marcada pela emoção. Após a composição do dispositivo de honra, os acadêmicos Agostinho Noleto e Edna Ventura fizeram a saudação de boas-vindas. Em seguida o ator Evaldo Lima declamou o "Soneto da Língua Portuguesa", e o momento de maior emoção foi a homenagem feita pela Academia de Letras ao saudoso professor Arnaldo Monteiro, integrante da "Casa".

Os acadêmicos Liratelma Cerqueira e Edmilson Franco leram uma homenagem à Arnaldo Monteiro e entregaram um buquê de rosas à dona Edna Monteiro, viúva do professor que ficou bastante emocionada.  

A Prefeitura participa do Salimp por meio de várias secretarias, a principal delas, a de Educação, garantiu participação de estudantes da rede municipal na programação, como no "Soletrando no Salimp". “Imperatriz, mais uma vez dá o exemplo. Este evento literário, que começou tímido há alguns anos, hoje é o maior de todo o Estado e temos orgulho em participar, assim como é obrigação do município colaborar com todos os organizadores”, afirmou o secretário da Semed.

Além da Prefeitura, a Vara da Infância montou estande para prestar serviços à população durante a feira com informações e divulgação de suas atividades.

Dentre as novidades este ano, estão o festival de quadrilhas juninas e o Salão de Belas Artes.

Atrações                   

Voltadas ao público estudantil será realizada mais uma edição do Soletrando no Salimp, que é uma competição de soletração, Arena Cultural e Gincana Cultural. Também complementam a programação o 2º Festival de Curumim, para talentos vocais mirins; o 10º Festival de Música de Imperatriz, FMI; Café Literário onde serão realizados os lançamentos de livros e outras atividades; Salão de Belas Artes; 20 oficinas com diversos temas; Festival de Quadrilhas Juninas e Arena Infantil, espaço para recreação infantil, ministração de cursos e contação de histórias.

Números do Salimp    

Os números dão uma dimensão do tamanho que a feira chegou em 16 edições e as novidades que foram sendo implementadas ao longo dos anos. De acordo com a coordenação, 250 editoras serão representadas no evento e foram montados 60 estandes. De todo o Brasil, 30 empresas de livreiros estão presentes, o que garante a exposição de 30 mil títulos. A expectativa é de vendas de mais 90 mil livros. Estão na feira deste ano livreiros e distribuidoras de diversos Estados do Brasil como São Paulo; Minas Gerais; Goiás; Pará; Paraná; Ceará; Piauí; Distrito Federal e Maranhão.

 

Incentivo