Incentivo

SELEÇÃO

Comissão escolhe obras literárias dos Editais da FCI

Resultado da seleção está previsto para 20 de janeiro

Publicado em: 04/01/2019 por Domingos Cezar

Fundação Cultural de Imperatriz

Comissão escolhe obras literárias dos Editais da FCI

Oito obras de autores locais foram apresentadas dentro do prazo estabelecido pela FCI. (Foto: Patrícia Araújo)

Comissão formada pelos conselheiros municipais de Cultura e mais um membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL tem até 20 de janeiro para entregar à Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, o resultado das obras escolhidas, através do edital “Prêmio Edelvira Marques de Literatura”.

Para representá-la junto à comissão, o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto indicou ao presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Santos, Buzuca, o acadêmico e poeta Ribamar Silva. O indicado vem se destacando como editor de vários livros pela Editora Ethos.

De acordo com informações de um dos coordenadores do projeto, Cleiton Ribeiro, oito obras de autores deste município foram apresentadas dentro do prazo estabelecido pela Fundação. “Portanto, entregamos as oito obras concorrentes para os membros da comissão, os quais indicarão à FCI as obras selecionadas”, afirma.

Segundo informa o presidente José Carneiro dos Santos, tanto o prêmio Edelvira Marques de Literatura, quanto o prêmio Etevaldo Moreno de Artes Plásticas são incentivo da gestão municipal, “no sentido de valorizar os poetas, escritores, artistas plásticos do município e incentivá-los a produzir mais”, afirma o presidente da FC.

O prêmio tem ainda por finalidade o fomento à publicação de livros inéditos de Imperatriz para apoio cultural, financiados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, conforme Lei Ordinária No. 1541/2014, regulamentada pelo Decreto Municipal No. 019/2014, Artigos 2 e 3, Item II, em conformidade com as condições estabelecidas no Edital.

O Edital Edelvira Marques de Literatura objetiva prestigiar escritores que dedicam seu talento e esforço às letras em diversos gêneros literários, cujos conteúdos revelam a beleza da arte escrita da poesia, do conto, da crônica, do romance, reunindo autores de forma individual ou coletiva. 

Incentivo