Incentivo

DIREITOS DA MULHER

Conferência Livre das Meninas é realizada em Imperatriz

Evento discutiu temas sobre proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências

Publicado em: 11/10/2018 por Luana Barros

Secretaria de Políticas para Mulher

Conferência Livre das Meninas é realizada em Imperatriz

Evento tem objetivo de falar sobre respeito, diversidade e protagonismo das meninas (Foto: Edmara Silva)

Com objetivo de falar sobre respeito, diversidade e protagonismo das meninas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, realizou nesta quinta-feira,11, a Conferência Livre das Meninas no auditório da Universidade Federal do Maranhão, UFMA - Centro.

Ariston de França, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente; Edna Ventura, secretária de Políticas para a Mulher; Sueli Brito, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Cram, e a coordenadora da Casa Abrigo Dr° Ruth Noleto, Carleane Santos; participaram da solenidade de abertura que contou com execução do Hino Nacional e apresentações culturais com o grupo Africandê.

Após cerimônia, as meninas participantes da conferência foram divididas em grupos de discussão que envolveram temas que levam à proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências. A secretária Edna Ventura destacou a importância do evento e da missão que órgão tem frente a sociedade. “O objetivo da nossa secretaria é desenvolver, articular e radicar as políticas públicas, através de planos, programas e projetos para a defesa dos direitos da mulher. Essa conferência busca ouvir as meninas e discutir seus direitos, elas são as protagonistas”.

Sueli Brito, coordenadora do Cram, explicou a importância de um dos eixos trabalhados no evento. "O artigo 277 da Constituição Federal fala que proteção é dever da família, da sociedade e do Estado. Estamos aqui para debater as demandas, os direitos e a participação dessas meninas nas decisões da sociedade".

Lorena Batista, 16 anos, da Escola Santa Terezinha, é da comissão organizadora da conferência e enfatiza a importância das discussões. “Eu nunca tinha participado de eventos assim. Estamos falando sobre as dificuldades que nós enfrentamos em nossa realidade, sobre todas os problemas que as mulheres sofrem e muitas vezes escondem e não fala. Também discutimos sobre as diferentes realidades entre as meninas dos bairros de Imperatriz e as diversas situações de violência”.

Ela afirmou ainda que o evento fez muita diferença em sua vida “Este é um evento muito construtivo e devemos disseminar as informações aqui apresentadas. Na organização e agora participando da conferência aprendi sobre as leis e como agir frente a diversos problemas”.

A conferência foi organizada a partir de encontros realizados com alunas das escolas Santa Terezinha, Cebama, Governador Archer, Tocantins e Sucesso da Criança, e após isto esse trabalho será realizado em outros locais. "Essas discussões não vão ficar fechadas só na Conferência, a ideia é que essas políticas sejam expandidas”, ressaltou a secretária Edna Ventura.

Incentivo