Incentivo

INCENTIVO À LEITURA

Escolas comemoram Dia Nacional do Livro Infantil

Ações são voltadas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Publicado em: 18/04/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Escolas comemoram Dia Nacional do Livro Infantil

Além da escuta, alunos recontaram as histórias e socializaram as percepções através de ilustrações. (Foto: Patrícia Araújo)

Escolas que integram a rede municipal de ensino realizam durante o mês de abril, atividades especiais voltadas ao mundo da leitura. Programação é alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato. Rodas de leitura, contação de histórias, brincadeiras com personagens de contos, e muita imaginação marcam as ações voltadas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Na semana passada alunos do II período da Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Silva Nunes visitaram uma livraria da cidade e participaram de atividades de incentivo à leitura.

Nesta quarta-feira (18), a programação contou com uma roda de leitura especial na Escola Professora Juracy Athaíde Conceição, no Centro. Os alunos se divertiram ao som das histórias do livro “Conte umas histórias que já melhora”, de Maxwellma Gonçalves Castelo Branco.

A autora da obra, lançada em março, foi parceira da ação realizando a narrativa para os pequenos. "Eu escrevo desde a adolescência, depois de adulta e das experiencias de ser mãe e professora, por gostar de literatura voltei a escrever literatura infantil trabalhando temas que tenham alguma proposta pedagógica para as as crianças, e esse livro fala sobre voluntariado, crianças que vivenciam problemas de saúde e palhaços de hospital. Conta quatro histórias de superação com apoio de voluntários e palhaços de hospital. Estamos divulgando a obra nas escolas para divulgar a importância de aguçar a imaginação através da leitura, e praticar o voluntariado na ajuda ao próximo, com temas relacionados à amizade, cooperação...e assim vamos aprendendo e construindo junto com eles esse caminho.", relata. 

Além da escuta, alunos recontaram as histórias e socializaram as percepções através de ilustrações. "Nós tivemos a satisfação de receber uma autora imperatrizense para mostrar suas histórias voltadas ao público infantil. Depois da contação de histórias baseadas no valor da amizade, as crianças escreveram uma cartinha e fizeram desenhos para seus melhores amigos", detalha Sandra Maria Marinho, gestora da escola.

Ja na Escola Municipal Tiradentes, Parque do Buriti, equipe do projeto Ciranda Cultural e Companhia Teatral Cata e Conta enriqueceram as comemorações ao ar livre. "As crianças participaram e viajaram no mundo encantado da leitura. O livro nos proporciona essa aventura. Contar é entrar no livro e saborear juntos o mesmo banquete. Viva a história. Viva o livro!", enalteceu a contadora de histórias Jô Santos.

Homenageado - O escritor Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba. Obras infantis constituem aproximadamente a metade da sua produção literária, com contos sobre Narizinho, Pedrinho, Emília, entre outros personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Incentivo