Incentivo

INCENTIVO

Feira de artesanato movimenta praças de Imperatriz

Pelo menos três secretarias estão mobilizadas no apoio aos artesãos

Publicado em: 24/05/2018 por Sara Batalha

Fundação Cultural de Imperatriz

Feira de artesanato movimenta praças de Imperatriz

Na feira serão expostos tapetes, pinturas em tecido, cerâmicas, bijuterias, entre outros produtos (Foto: Assessoria)

Com o intuito de incentivar o trabalho dos artesãos locais, a Associação de Artesãos de Imperatriz, Assari, com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, e Fundação Cultural, realizam neste final de semana, 26 e 27, feira de artesanato na Praça da Avenida Beira Rio. Evento começa às 17h e segue até às 21h30. Estarão expostos e disponíveis à venda diversos tipos de artes e acessórios, como crochê, pintura em tecido, bijuterias, tapetes, cerâmicas, entre outros.

O secretário da Sedec, Eduardo Soares, destaca o empenho que tem sido empregado para estimular o trabalho desses profissionais. “Desde o ano passado nós incentivamos essa classe. Por meio do Programa Mais Empreendedor, estamos qualificando e formalizando os artesãos, para que eles tenham um melhor preparo para o mercado, valorizando os produtos locais”, ressaltou.

O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Buzuca, destaca que o órgão está sempre disponível para incentivar e apoiar a classe dos artesãos locais. “Quando eles querem instalar as barracas da feira nos finais de semana, eles nos procuram aqui na FCI, e nós viabilizamos a utilização do espaço público, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu. Essa era uma categoria que estava esquecida e desmotivada, e a gente tem cedido todo o apoio necessário para que eles possam continuar com esse trabalho”, destacou.

Esse tipo de ação, promovida pela Assari, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, movimentou a venda e encomenda de artesanatos com produção local, como destaca a presidente da instituição, Simone Fonseca. “A população e as pessoas que têm visitado a nossa cidade têm recebido o artesanato da gente com muito agrado e têm adquirido mesmo, a categoria está muito fortalecida, com participação de todos". (Colaboração de Rafael Pestana)

Incentivo