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Projeto "Redescobrindo a Cidade" é lançado para alunos do EJA no Povoado Km 1.700

Iniciativa inédita da Semed contemplará demais escolas da zona rural

Publicado em: 09/05/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Educação

Projeto "Redescobrindo a Cidade" é lançado para alunos do EJA no Povoado Km 1.700

Durante quatro meses alunos vão participar de atividades que os possibilitem conhecer melhor a história de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

O varal de livros na parede em meio a objetos que lembram a vida sertaneja, entre outros ornamentos como os símbolos oficiais, compuseram a sala de aula lotada de alunos da Modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA, durante a solenidade de lançamento do projeto “Redescobrindo a Cidade”, no Povoado Km 1.700, zona rural de Imperatriz.

Durante quatro meses os estudantes da EJA, ensino fundamental e médio vão participar de atividades que os possibilitem conhecer melhor a história da cidade de Imperatriz. Pela proposta, os alunos vão realizar pesquisas, estudos de campo, visitas a pontos turísticos, entrevistas com autores de livros locais, e produção de gêneros textuais como poesias, entre outros. A ação, protagonizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), terá sua culminância no mês de setembro.

“Com o Projeto Redescobrindo a Cidade, vamos falar sobre a cultura de Imperatriz porquê estamos falando de Educação do campo e uma grande parte de nossos alunos da zona rural não conhece verdadeiramente a história de Imperatriz. Vamos propor à eles, através do projeto este maior conhecimento sobre a cidade de Imperatriz”, justificou o professor Elson Lopes Alves, que integra coordenação do projeto.

Eliane Miranda Barbosa, professora de Língua Portuguesa, lembrou que o público da EJA é diferenciado em relação aos alunos da rede regular de ensino. Como, em sua maioria, são pais de família e trabalham durante o dia, a opção por voltar aos estudos é algo pensado e resultado de planos bem definidos. Eles não querem perdem tempo. 

“A aula é pensada de forma especial para agregar, para respeitar a bagagem do aluno porque ele já tem vivência e, também, para que sejam conteúdos atrativos, que venham somar como, por exemplo, trabalho com muito com textos que abordam a questão da vivência e também o incentivo à formação”, destacou ao citar  o texto “A Água e a Galinha”, de Leonardo Boff que serviu de reflexão filosófica e incentivo à transformação de vida.

O professor Elson Lopes frisou que há casos em que o aluno pede para estudar um tema que tem a ver com sua realidade porque, por exemplo, gostaria de ler a Bíblia o tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Com o lançamento do projeto, alunos como o casal Lorrane Silva de Oliveira, 20 anos, e Eduardo Silva Lima, 22 anos, criaram grandes expectativas. Após ser incentivado pela companheira a voltar aos estudos, Eduardo é só animação quanto ao projeto que vai possibilitar maior conhecimentos sobre Imperatriz, e já faz até planos para o futuro: “Pretendo fazer o Enem, quero fazer o Curso de Teologia”, disse o jovem que parou de estudar em 2016 no segundo ano do ensino médio.

O evento

A programação foi aberta com uma poesia declamada pelo professor Elson e a supervisora do EJA para a zona rural, Socorro Martins. Em seguida, alguns alunos, em grupos, declamaram poesias e leram contos. 
Em sua participação, Socorro Martins leu um texto sobre a definição da literatura de cordel e foi bastante aplaudida. Também prestigiaram o evento a coordenadora do EJA, Ana Meires e o cantor e compositir Zeca Tocantins que cantor e falou um pouco de sua vida na área cultural e educacional em Imperatriz. Zeca foi declarado como padrinho do projeto e foi convocado a participar da culminância, em setembro.

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