Informativo

MEIO AMBIENTE

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Também tomaram posse os 24 conselheiros, titulares e respectivos suplentes

Publicado em: 14/06/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Novos diretores e conselheiros do Commam, biênio 2019-2021 (Foto: Léo Costa)

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 14, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Commam, e empossados os novos conselheiros e seus respectivos suplentes, biênio 2019-2021. A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo Municipal de Apoio Presencial professor Vitor Milesi. 

A nova diretoria ficou formada pelo presidente, Flávio Oliveira, secretário adjunto da Semmarh; vice-presidente, Reginaldo Shigueru Komatsu, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII; suplente de vice-presidente, Isaque Vitor Teixeira Ribeiro, Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/Subseção Imperatriz; secretária executiva, Natercia Camille Vasconcelos, Semmarh; e suplente de secretária executiva, Jessyka Rodrigues de Oliveira Lima, Sinfra.

“O Conselho é um órgão muito importante, pois reúne representantes dos setores público, privado e terceiro setor para fiscalizar e normatizar questões relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Somos gratos pela condução do nosso nome, por unanimidade, a presidência deste conselho. É um trabalho de muita responsabilidade e que iremos desenvolver em conjunto com toda a diretoria eleita e seus conselheiros", disse Flávio Oliveira, presidente.

Presidente eleito, Flávio Oliveira, ladeado pelo vice, vice-suplente e a secretária da Semmarh, Rosa Arruda.

O Commam é composto por 24 membros, entre titulares e respectivos suplentes, de órgãos da administração municipal, entidades governamentais e não governamentais que atuam na área de defesa do meio ambiente ou que, pela natureza de suas atividades, possam contribuir para a efetiva realização das atribuições do conselho.

Ele objetiva a busca, dentro de sua estrutura e atribuições, as condições necessárias para conservação, preservação, melhoria e recuperação do Meio Ambiente, assegurando que as alterações ou modificações em seu meio físico, biológico e sócio econômico, estejam voltadas sempre para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Além da eleição da nova diretoria e posse dos novos conselheiros, ficou definido em assembleia, que será realizada reunião extraordinária, às 9h, no dia 24 de junho, para discutir alterações da política municipal do meio ambiente e sobre o processo de eleição da diretoria do Commam.

Composição do Conselho

Órgãos com direito a voto, Decreto Municipal, 031/2003, artigo 3º

Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra; Secretaria Municipal de Educação, Semed; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec; Câmara Municipal de Imperatriz; Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Crea; Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, CRBIO; Conselho Regional de Química – 11ª Região, CRQ11; Sindicato Rural de Imperatriz, Sinrural; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, STTR; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari.

Órgãos sem direito a voto, Decreto Municipal, 031/2003, artigo 3º, inciso 1º

Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/ Subseção Imperatriz; 3º Batalhão de Bombeiro Militar, 3º BBM; Companhia de Saneamento Ambiental, Caema; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul; Universidade Federal do Maranhão, Ufma;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Imperatriz; 50.º Batalhão de Infantaria de Selva, 50ª BIS; 3º Batalhão da Polícia Militar, 3º BPM; e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec.

Informativo