Informativo

SEGURANÇA

Nível das águas do rio Tocantins se mantém estável

Monitoramento realizado diariamente pela Defesa Civil

Publicado em: 20/05/2019 por Amanda Machado

Superintendência de Defesa Civil

Nível das águas do rio Tocantins se mantém estável

Nível do rio Tocantins marca 0,21cm acima do marco zero (Foto: Patrícia Araújo)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil segue desenvolvendo diariamente o trabalho de monitoramento do nível das águas do rio Tocantins. Segundo o órgão, o nível do rio nesta segunda-feira, 20, foi de 0,21 centímetros acima do marco zero. A vazão registrada foi de 2.473,05 metros cúbicos por segundo.

De acordo com superintende da Defesa Civil, Josiano Galvão, com a chegada do período veraneio em Imperatriz, o órgão intensiva o monitorando o nível das águas do rio e capacitando sua equipe, a fim oferecer segurança às famílias e comunidades. “O Município investe na capacitação de seus agentes para melhor atender a comunidade nos quesito segurança, a fim de minimizar os riscos de acidentes e afogamentos dos banhistas que se arriscam às margens do rio”, afirma.

Apesar da baixa no nível das águas, as encostas do rio são comumente frequentadas por banhistas, que desafiam aos cuidados e os perigos nas áreas inapropriadas para banho. O superintendente da Defesa Civil alerta ainda para os riscos de afogamentos nesta época do ano. “A prática é perigosa e não é recomendável, vez que o período de veraneio só inicia no mês de julho. Procuramos orientar e alertar a população sobre os riscos de afogamento e morte”,  destaca.

Nível do Rio

Boletim de monitoramento informa que estão prevista as vazões do rio Tocantins para as próximas horas são de 2.552,28 m³/s para as 24 horas, 2.558,02 m³/s para as 48 horas e 2.559,99 m³/s para as 72 horas. A Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins diariamente, duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito com até três dias de antecedência. Dados também são coletados pela régua telemétrica instalado no residencial Mirante do Rio, às margens do rio Tocantins. 

 

Informativo