Informativo

INVESTIMENTOS

Prefeitura investe em Internet de alta velocidade

Praças públicas, escolas, Unidades de Saúde, secretarias e órgãos municipais receberão internet banda larga

Publicado em: 23/05/2019 por Francisco Lima

Secretaria de Administração

Prefeitura investe em Internet de alta velocidade

Internet por fibra óptica está sendo expandido nas repartições do Município (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, juntamente com a Superintendência de Tecnologia e Informação, STI, está expandindo seus serviços de internet cem por cento fibra óptica. Objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a população e estruturar a transmissão de dados entre secretarias e órgãos da Prefeitura.

Segundo com o cronograma, 20 praças públicas e 10 paradas de ônibus em diferentes regiões da cidade serão contempladas com internet de alta qualidade. Novo sistema oferecerá ainda WI-FI gratuito à população, além das Unidades Básicas de Saúde, UBS e Educação das zonas urbana e rural do Município. Prazo para conclusão dos serviços vai até 11 de junho de 2019.

De acordo com o secretário de Administração, José Antônio Pereira, a nova rede vai garantir ao município celeridade nos serviços oferecidos à população, racionalização de gastos e transparência da gestão pública. “Os serviços terão estrutura de equipamento de última geração, que possibilitará a integração entre secretarias e órgãos da Prefeitura, com agilidade e segurança, possibilitando, inclusive, melhor acesso as informações contidas no Portal da transparência", destaca.

Ele explica que, com a nova rede de internet, os pregões da Comissão Permanente de Licitação, CPL, passará a ser realizados também de forma online. "O empreendimento representa um investimento que vai melhorar ainda mais a prestação de serviço nos órgãos da Prefeitura, como nos casos dos processos de aquisição de bens e serviços comuns, que serão realizados por meio do Pregão Eletrônico, conforme determina o Ministério Público Estadual”, afirma o secretário, ao destacar que 80% das instalações já foram concluídas pela empresa contratada em menos de 90 dias.

Para o superintendente do STI, Dereck Cunha Lima, a instalação da nova rede de internet, permitirá aos órgão atender melhor as demandas da administração pública municipal. “Além da viabilidade das redes WI-FI em lugares públicos para a população, a nova internet vai possibilitar melhor qualidade dos serviços oferecidos ao contribuinte, vez que o acesso aos sistemas informatizado irá melhorar o atendimento nos órgãos da Prefeitura, com agilidade, segurança e maior disponibilidade na gestão de seus processos, entre outros benefícios” enfatiza.

Os trabalhos de instalação de rede estão sendo realizados pela empresa OnCabo Ltda, contratada por meio de licitação. “Por determinação do prefeito Assis Ramos priorizamos as Unidades Básicas de Saúde, como forma de agilizar e melhorar os atendimentos de usuários e dos envios de informações junto ao banco de dados do Sistema Único de Saúde, SUS”, disse o supervisor de Planejamento da Oncabo, Nísio Silva.

Silva explica que, dos 50 pontos que serão distribuídos no município, 25 foram reservados exclusivamente para as UBS.  “Vinte e dois pontos já foram instalados nas unidades de saúde em diversos pontos da cidade, e já estão em plena atividade, restando, no entanto, apenas três que serão implantados nos povoados Petrolina, Coquelândia e Lagoa Verde para as comunidades desses locais, que também terão internet livre nas unidades públicas contempladas”, informa.

Segundo a Seamo, em menos de 90 dias foi melhorado e implantado os serviços de internet em hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Secretaria de Planejamento, Gestão Orçamentária, Complexo de Saúde, Parque Anhanguera, Centro de Zoonoozes, Complexo Carlos Gomes, prédio da Prefeitura de Imperatriz, entre outros departamentos. 

Informativo