Infraestrutura

SERVIÇOS

Começa limpeza de riachos no Parque Alvorada II

Medida tem objetivo de evitar alagamentos no período chuvoso

Publicado em: 03/10/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Começa limpeza de riachos no Parque Alvorada II

Máquina escavadeira hidráulica é utilizada na desobstrução, limpeza e aprofundamento da calha do riacho Cacau (Foto: Gil Carvalho)

O prefeito Assis Ramos anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, durante entrevista em um programa de rádio, os preparativos para início dos serviços de limpeza dos riachos e córregos que atravessam a maioria dos bairros de Imperatriz. Medida visa prevenir alagamentos e amenizar os transtornos aos moradores que residem em áreas circunvizinhas.

Segundo ele, “não adianta somente a prefeitura limpar a cidade, se a população não participar, efetivamente, colocando o lixo nas calçadas no horário correto para que evitem que animais e a chuva espalhem os resíduos no meio das ruas”. Além disso, observou que todos os moradores devem zelar pela frente de sua casa, sem acúmulo de resíduos e mato.

“Não posso negar que está melhorando bastante o nível de conscientização da população, principalmente depois da implementação do serviço Cata-treco que tem evitado que pessoas descartem em terrenos e riachos, carcaças de geladeiras, TVs e sofás".

O prefeito reconhece que os riachos estão sujos e que o Município não tem condições de resolver 100%, porém ressaltou que “não está em situação caótica” e que concentra esforços para melhorar cada vez mais a limpeza dos riachos e córregos que cortam a cidade.

Assis Ramos garantiu que será iniciada na próxima segunda-feira, 8, serviços de roço e limpeza dos riachos com homens e máquinas para reduzir os impactos dos alagamentos nos bairros. Ao contrário de gestões passadas, prefeito afirma que resolveu antecipar a operação de limpeza para outubro.

“Vamos começar pelos pontos críticos, levantamento feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Sinfra, e a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, pois a previsão é que este ano seja rigoroso o período de chuvas em Imperatriz”, pontuou.

O coordenador de Obras da Sinfra, Joselito Sultepa, destacou que foi deslocada nesta quarta-feira, 3, máquina escavadeira hidráulica para iniciar a desobstrução e aprofundamento da calha do riacho Cacau, com objetivo de evitar alagamento semelhante ocorrido no ano passado, no Parque Alvorada II. “Nós começamos utilizando máquinas para agilizar esse trabalho de limpeza e desobstrução da calha dos riachos e córregos que cortam nossa cidade”, concluiu.

Infraestrutura