Infraestrutura

PREVENÇÃO

Prefeitura intensifica combate a alagamentos com limpeza e aprofundamento de calha dos riachos

Força-tarefa é realizada pelas secretarias de Infraestrutura e Limpeza Pública

Publicado em: 25/11/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura intensifica combate a alagamentos com limpeza e aprofundamento de calha dos riachos

Máquina retroescavadeira é utilizada para limpeza e aprofundamento da calha do riacho Capivara, em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

O prefeito Assis Ramos se reuniu nesta terça-feira, 23, com os secretários de Infraestrutura, Zigomar Filho, e da Limpeza Pública, Alan Jhones, para definir ações de prevenção de limpeza, desobstrução e aprofundamento dos canais dos riachos que cortam a cidade de Imperatriz. Medida tem objetivo de reduzir os alagamentos e os impactados causados durante o período chuvoso.

Segundo ele, o trabalho iniciado desde o final do mês passado será intensificado pelas equipes das duas pastas, inclusive utilizando máquinas pesadas, caçambas e trabalhadores para retirada de entulhos despejados irregularmente nos leitos dos riachos e córregos que atravessam Imperatriz.

Assis também definiu ações de limpeza de boca de lobos e bueiros de ruas e avenidas para facilitar o escoamento de águas pluviais e do trânsito de veículos durante período de chuvas nos bairros de Imperatriz. “Todo esse esforço é para aumentar a vazão d’água em riachos, córregos e bueiros”, acrescentou.

O secretário Zigomar Filho, da Infraestrutura, disse que “deslocou máquinas retroescavadeira hidráulica para limpeza e aumento da calha do riacho Capivara, no Jardim Tropical, margem da BR-010. Em substituição a antigos bueiros, duas pontes em concreto armado foram construídas na Rua 5 e Avenida Liberdade, na Vila Ipiranga, para aumentar a vazão d’água, evitando alagamento de casas e comércios no bairro”, garantiu.

Ele ressalta que “o aprofundamento da calha é um passo importante para reduzir os pontos de alagamentos e os transtornos causados pelas cheias dos riachos que cortam Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão”.

Infraestrutura