Infraestrutura

MEDIDA

Prefeitura notifica Caema para corrigir rede de esgoto na Rua Cel. Manoel Bandeira

Estatal já foi notificada, por diversas vezes, para solucionar o problema na via

Publicado em: 22/09/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura notifica Caema para corrigir rede de esgoto na Rua Cel. Manoel Bandeira

Sem manutenção da Caema, problema tem causado transtornos aos moradores da rua Cel. Manoel Bandeira, no Centro (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio do Departamento de Fiscalização de Contratos, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), notificou novamente nesta terça-feira, 21, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), escritório regional de Imperatriz, para que faça a manutenção da tubulação da rede de esgoto da Rua Cel. Manoel Bandeira, entre as ruas Fortunato Bandeira e São Paulo, bairro Beira Rio.

O engenheiro civil Carlos Elpídio Lago, coordenador de Fiscalização de Obras e Contratos, diz que constatou problemas de infiltração no solo, provocando recalque do mesmo ao longo em todo trecho da tubulação de esgoto, assim como recalque nas proximidades dos poços de visitas (PVs).

“De acordo com relatos de moradores, o problema tem causado o retorno de esgoto da rede pública para as residências, através das tubulações domiciliares, podendo vir a provocar transmissão de doenças de veiculação hídrica”, alerta ele, em notificação encaminhada à Caema.

Ele também detalha que “a situação que tem causado a destruição da camada asfáltica em todo trecho de abrangência da rede de esgoto, podendo provocar acidentes de trânsito devido às erosões e ao estreitamento da faixa da via. “Esse problema impede ainda o município de realizar a manutenção e conservação da rua”, afirma.

O engenheiro Carlos Elpídio diz ainda que “a rede de esgoto possui uma extensão de aproximadamente 140 metros, e necessita da mesma solução executada na rua Piauí, entre as ruas Luís Domingues e Benedito Leite, no Centro”.

Desperdício

Em outra notificação, a Sinfra alerta para o desperdício de água potável, desde a sua captação, adução, tratamento, bombeamento, reservação e rede de distribuição, causada pelo vazamento de água na rua Simplício Moreira, entre as ruas Fortunato Bandeira e São Paulo, bairro Nova Imperatriz.

Observa-se que o local é de grande movimentação de pedestres, ciclistas e veículos, e que a falta de correção do problema pode causar formação de buracos com acúmulo de lama decorrente da água desperdiçada; impossibilitar o tráfego de veículos e viaturas de serviços (segurança e saúde) nesta área da cidade de Imperatriz.

Infraestrutura