Investimento

MELHORIAS

Novos equipamentos, obras internas e externas dão vida nova ao Hospital Municipal

Centro de Saúde recebe uma série de investimentos, melhorias e adequações nas suas instalações

Publicado em: 11/09/2019 por Elton Sales

Secretaria de Saúde

Novos equipamentos, obras internas e externas dão vida nova ao Hospital Municipal

Hospital Municipal de Imperatriz renova sua estrutura para melhor atender a população (Foto: Elton Sales)

Nesta terça-feira, 10 de setembro, equipe da diretoria geral e coordenações do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, realizou visita técnica aos departamentos para verificação de frentes de serviço que seguem o cronograma de reformas setorizadas. A unidade hospitalar renova sua estrutura para melhor atender a população e o cronograma de reformas vem sendo cumprido com êxito. Todas as ações tem o intuito de atender cada vez melhor os pacientes de Imperatriz e mais de 40 outros municípios, que procuram o maior hospital de porta aberta do Região Tocantina.

Ao todo, 14 enfermarias já foram revitalizadas, salas do bloco cirúrgico passam por reforma, foram implantadas e reformadas salas de repouso dos funcionários, enfermarias do pronto atendimento e do ambulatório da ortopedia, substituição total da instalação elétrica para a climatização. Além de adquirir novos equipamentos essenciais para o pleno funcionamento do hospital, também foi entregue no mês de maio, a Primeira Unidade Coronariana e Semi-Intensiva Cardiológica em um hospital público da região sul do Maranhão.

Para Marília Carvalho, diretora geral do HMI, um dos principais avanços implementados com as obras na parte externa é a abertura das duas portas de entradas, já que atualmente, o hospital conta com o funcionamento de apenas uma. “Já concluímos cerca de 50% da obra de reforma e reestruturação do fluxo de acesso ao HMI e isto é como ver um sonho sendo realizado. Há mais de 7 anos a fachada do HMI não passava por reforma. O fluxo de atendimento também será reorganizado, uma vez que hoje nós só dispomos de um acesso para as pessoas de casos clínicos e traumáticos. Com essa nova estrutura, teremos dois acessos cumprindo a determinação do Ministério da Saúde emitida no Relatório da Visita Técnica realizada em julho de 2016, na gestão passada", afirmou a diretora.

Na parte interna, equipe acompanhou no setor do Bloco Cirúrgico, a entrega da 5ª sala de cirurgia reformada, das sete de todo o complexo. Seguindo um planejamento interno para não alterar ou paralisar a rotina da unidade de saúde, nas próximas semanas os corredores e outras 2 salas também serão revitalizadas, assim totalizando a reforma esperada há mais de 10 anos. A coordenadora do bloco, Myrla Luz, ressalta que "além da reforma da estrutura física, ganhamos novos equipamentos modernos e essenciais, com essa troca as substituições já são de mais de 70% dos nossos instrumentos e equipamentos do bloco", comemorou Luz.

A Secretaria de Saúde tem implementado plano de providências que inclui diversas melhorias para o HMI, além da aquisição de novos aparelhos e reformas, será feita a aquisição de mobília, enxoval hospitalar e uniformes padronizados para os servidores. "Vivemos hoje uma renovação e ampliação dos serviços de saúde na cidade. Tudo graças a determinação do prefeito Assis Ramos, que não mede esforços na busca de recursos para o município, e do nosso secretário de saúde Alair Firmiano, que é sensível para atender às necessidades do hospital", finaliza Marília.


(Colaboração de Rafael Pestana)

Investimento