Investimento

SAUDE

Samu Regional Imperatriz ganha seis desfibriladores novos

Aparelhos serão utilizados nas ambulâncias de Suporte Básico do Samu.

Publicado em: 18/01/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Samu Regional Imperatriz ganha seis desfibriladores novos

Equipamentos foram adquiridos pelo Município de Imperatriz com recursos oriundos de emenda parlamentar. (Foto: João Rodrigues)

Iniciado há dois anos, o processo de estruturação que culminou com a certificação do Samu Regional Imperatriz pelo Ministério da Saúde, teve mais uma etapa concluída com sucesso nesta sexta-feira, 18, com a entrega seis desfibriladores cardíacos, aparelhos empregados para tentar evitar morte por parada cardíaca. As máquinas serão utilizadas nas ambulâncias de Suporte Básico do Samu, uma vez que as Unidades de Suporte Avançado já dispõem desse recurso.

O secretário de Saúde, Alair Firmiano explicou que o aparelho é obrigatório dentro de cada ambulância para a utilização em pacientes que apresentem problemas cardíacos. O não atendimento em curto espaço de tempo pode levar o paciente a morte, antes mesmo de chegar ao hospital e com esse recurso, médicos, enfermeiros e demais profissionais devidamente treinados poderão prestar o socorro imediato dentro da ambulância.

“As ambulâncias de suporte avançado já têm esse equipamento de fábrica e essas das unidade básica nós temos que adquirir para garantir estrutura no socorro”, disse.

Os desfibriladores foram adquiridos pelo Município de Imperatriz com recursos oriundos de emenda parlamentar. Dentre os seis aparelhos, um será destinado ao Posto Avançado do Samu no Povoado Coquelândia, zona rural de Imperatriz.

O diretor do Samu Regional, Alexsandro Freitas ressaltou que desde 2009 o Samu não contava com esse equipamento, que só agora chega ao órgão como resultado de um esforço concentrado da gestão por meio do secretário Alair Firmiano e do prefeito Assis Ramos.

 

Investimento