JEIS 2019

JEI’s 2019

Começam as disputas de basquetebol infantil e infanto nos XVIII JEI's

Jogos acontecem no ginásio da Escola Dom Bosco

Publicado em: 13/06/2019 por Luana Barros

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Começam as disputas de basquetebol infantil e infanto nos XVIII JEI's

Ao todo 10 escolas participam das competições de basquetebol (Foto: Patrícia Araújo)

As disputas da 38ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz - JEI’s, continuam até o dia 17 de junho em categorias individuais e coletivas. Na manhã desta quarta-feira, 12, iniciaram as competições da modalidade de basquetebol nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino, ginásio da Escola Dom Bosco.

O coordenador basquetebol, Antônio Kerlison, informou que ao todo 10 escolas participam destas competições. “No infantil e infanto, temos jogos com equipes das escolas Santa Terezinha, Coc, Santos Dummont, Delta, Dom Bosco, Santa Luzia, CMT, ArteCeb, Nascimento Moraes e São Vicente. As disputas do basquete acontecem até o dia 16 de junho”, afirmou.

O basquetebol é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, na Associação Cristã Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja,passar a bola em direção a um companheiro de equipe. O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão em 1936 em Berlim.

JEIS 2019