JEI's 2017

JEI's

Jogos Escolares de Imperatriz batem recorde de participação

Alunos e comunidade acompanham competições diariamente

Publicado em: 21/06/2017 por William Castro

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Jogos Escolares de Imperatriz batem recorde de participação

Este ano, os Jogos Escolares serviram para que os alunos da rede municipal mostrassem todo seu potencial, ganhando inúmeras premiações (Foto: Linair Sousa Soares)

Envolvimento, é essa a palavra que define o balanço das ações realizadas na 36º edição dos Jogos Escolares de Imperatriz (JEI’s). São 94 escolas participantes, com mais de 25 mil pessoas entre pais, professores, coordenadores de modalidades e atletas, além da presença calorosa do público, que vivencia na cidade os ares de ser a sede do maior evento esportivo do Sul do Maranhão.

            "No último domingo, acompanhei todas as atividades de capoeira, foi muito gratificante. As equipes ficaram surpresas e muito satisfeitas com minha presença, eles disseram que pela primeira vez na história dos JEI's uma secretária de esporte acompanha de perto as competições. Foi lindo de se ver, fiquei encantada com a disciplina e a forma como alunos e professores conduzem a competição" – enfatizou Greycivane Lindoso, chefe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel).

            Este ano, os Jogos Escolares serviram para que os alunos da rede municipal mostrassem todo seu potencial, ganhando inúmeras premiações. É o caso dos atletas do Bairro Vilinha, representantes da Escola Municipal São Jorge I, treinados pelo professor de Educação Física, Wilian Zaparoli, são pioneiros nos JEI’s com destaque em três premiações na modalidade “queimada”.

            “Além da equipe que foi campeã de Queimada Pré-Mirim, também ganhamos o 3º lugar no infantil feminino e o 2º lugar no infantil masculino, todas em Queimada” – informou o professor.

            Nas outras edições, a Escola São Jorge I não tinha mais que 23 alunos participando dos Jogos Escolares de Imperatriz e este ano, foram 15 equipes com 94 alunos inscritos, sendo 85% deles participando pela primeira vez. Ao todo, a Escola São Jorge I tem 190 alunos. Destes, 50% estão participando da XXXVI edição dos JEI’s.

            “Ser destaque e ganhar premiações demonstram que a nova gestão e a filosofia de trabalho implantada na escola transformaram a Educação Física e o interesse dos alunos. Pois sem dúvida, muitos deles, tão jovens, nunca tiveram esta oportunidade e hoje são homenageados como vencedores” - acrescentou Wilian.

            Também se destacaram as equipes de escolas localizadas na zona rural de Imperatriz, como os alunos da Escola Municipal Juscelino Kubitscheck, de Petrolina - Estrada do Arroz, campeões em Futebol de Campo nas categorias mirim e infantil.

            "Sou treinador das equipes de futebol da Escola JK e há seis anos fundei a escolinha do Estrela Esporte Clube. Tudo começou quando resolvi fazer algo pela minha comunidade e ajudar as crianças de alguma forma. Hoje faço um trabalho social e com a graça de Deus a cada ano só venho obtendo êxito. A equipe vem sendo preparada para os JEI's há dois meses, mas desde o início do ano temos nos mobilizado sobre alguns esquemas táticos" -  explicou Gilcinar de Sousa Cruz.

            No Beach Soccer, a Escola Moreira Neto (Lagoa Verde) foi campeã na categoria infantil masculino, a Escola Manoel Ribeiro (Centro Novo) vice-campeã e a Escola Afonso Pena (1700) em terceiro lugar. No Futebol, a Escola JK venceu nas categorias infantil e mirim. Na Queimada, a Escola Municipal Afonso Pena (Povoado 1700) foi destaque na categoria infantil feminino.

Inovação

            Em sua 36º edição, os JEI’s trouxeram modernidade para a cobertura e acompanhamento das competições. Além de um site próprio e cobertura em tempo real, feita pela Assessoria de Comunicação (ASCOM), a população teve a oportunidade de acompanhar todos os jogos e premiações através de um aplicativo criado e gerenciado por técnicos da Sedel.

            Outro ponto no quesito das novidades destes jogos está na utilização do Centro Esportivo Barjonas Lobão, para diversas modalidades. Dentre elas, destaca-se a natação, que pela primeira vez foi disputada em uma piscina nos padrões olímpicos.

JEI's 2017