2018

JEIS 2018

Competições de Tênis de Mesa reúnem mais de 100 atletas

Disputas envolvem as categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto

Publicado em: 12/06/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Competições de Tênis de Mesa reúnem mais de 100 atletas

Competições terminam na quinta-feira, 14, no Ginásio de Esportes do Colégio Frei Gil (Foto: Dema de Oliveira)

O Tênis de Mesa desembarcou no Brasil e começou a se desenvolver por volta de 1905 em São Paulo, trazido por turistas ingleses.  Em 1912 foi dado início das competições organizadas, quando foi disputado o primeiro campeonato por equipes, na cidade paulista, tendo campeão o Vitória Ideal Clube.

Até 1938, o Tênis de Mesa no Brasil passou por altos e baixos, quando a partir desse ano o país obteve sua primeira vitória internacional. Em 1940, era inaugurada a primeira mesa de tênis do Brasil pelo Clube Atlético Fazenda Estadual. A antiga Associação de Ping Pong, em 1941, passou a ser Federação de Tênis de Mesa. Materiais esportivos e regras adequadas fizeram a modalidade no Brasil evoluir.

O Brasil, inclusive, já produziu um dos maiores mesa tenistas do mundo, Hugo Hoyama, que participou de várias olimpíadas, pan-americanos e campeonatos mundiais. Em Imperatriz, coordenado pelo professor Gilvany Costa, o esporte disputado nos JEI’s 2018, tem a participação de 126 alunos nas categorias, pré-mirim, mirim, infantil e infanto.

As competições, que iniciaram segunda-feira, 11, e se estendem até esta quinta-feira, 14, estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes do Colégio Frei Gil, Rua Leôncio Pires Dourado, Bacuri.

2018