2018

JEIS 2018

A trajetória do Badminton

Modalidade reúne cerca de 77 alunos/atletas na 37ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses

Publicado em: 11/06/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

A trajetória do Badminton

Cerca de 77 alunos/atletas participam das disputas de Badminton nos JEI's 2018 (Foto: Edmara Silva)

O badminton foi criado no século XIX, na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, esporte semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca. O nome está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez, de propriedade do Duque de Beaufort's.

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes, está dividido por uma rede com suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. É praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América.

Entretanto, no Brasil, o badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade cresça a cada ano. Sua consolidação aconteceu com a fundação da "Federação Internacional de Badminton", em 1934. Atualmente o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF) e sua sede está localizada na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra.

Em Imperatriz, o badminton, foi introduzido pelo professor e árbitro da Confederação Brasileira de Badminton, Wallace Froes, que também é o coordenador da competição, nos 37ª Jogos Escolares Imperatrizenses-JEI’S 2018.

Os jogos de badminton nos JEI's, das modalidades individuais, iniciaram no domingo, 10, e serão realizadas até esta quarta-feira, 14, e podem ser estendidos até sexta-feira, 16. Cerca de 77 alunos/atletas participam das disputas.

2018