2018

INCLUSÃO

Partida de futsal abre disputas do Parajeis

Competições voltadas para pessoas com deficiência seguem até dia 14

Publicado em: 07/06/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Partida de futsal abre disputas do Parajeis

Competições são voltadas para pessoas com deficiência e seguem até o próximo dia 14 (Foto: Patrícia Araújo)

Começaram na manhã desta quinta-feira, 7, partidas dos Parajeis 2018. As primeiras equipes que se enfrentarem na modalidade futsal masculino, foram Escola Bilíngue contra a Apae e  agitaram as torcidas na quadra de esportes da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma, com jogos de 15 minutos. O placar ficou 6x3 para a Apae. Competições são voltadas para pessoas com deficiência e seguem até o próximo dia 14.

Os Parajeis funcionam tanto na modalidade escolar, com faixa etária de 12 a 17 anos, quanto aberto ao público de outras idades com deficiência. "É importante essa inclusão acontecer de fato e de direto, porque essas crianças também têm o direto de participar da educação física e dos jogos. É uma iniciativa nossa e da Secretaria de Esporte, que apoiou na montagem desse projeto piloto. É muito gratificante ver a alegria no rosto desses meninos", ressaltou o coordenador e professor Eliverto Silva.

Fernando da Silva Santos é aluno da Apae e joga no time da entidade, ele fala da satisfação em participar pela primeira vez de disputas no futsal. "Eu estou achando ótimo, é divertido e animado. Nossa expectativa é melhorar o desempenho, treinando mais e competir!", ressaltou.

Apresentação

No sábado, 9, também como parte do Parajeis 2018, a equipe de basquete de Cadeirantes do Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz, Cenapa, fará um jogo de apresentação. O adversário é uma equipe da mesma categoria que virá de São Luis. Evento será, às 8h, no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Teresinha, Centro.

2018