Juventude

QUALIFICAÇÃO

Imperatriz participa da 1ª Oficina de Coordenadores do Programa Estação Juventude 2.0

Cidade foi contemplada com projeto baseado nas necessidades locais

Publicado em: 04/04/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Imperatriz participa da 1ª Oficina de Coordenadores do Programa Estação Juventude 2.0

Imperatriz foi contemplada com Estação Juventude após envio de projeto focado na necessidade local (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, participou da 1ª Oficina de Capacitação dos Coordenadores, nos dias 23 e 24 de março, em Palmas - TO, representada pela professora Auremita Rodrigues Ribeiro, coordenadora geral do Programa Estação Juventude 2.0, e Francisca Teane, adjunta.

“Foram dias de muito trabalho, interação e de aprendizado ímpar”, frisa Auremita Ribeiro. O Programa Estação Juventude 2.0 integra o "Brasil Mais jovem 2018", pacote de ações para pessoas de 15 a 29 anos que vivem em condições de vulnerabilidade social.

A capital tocantinense foi escolhida para sediar o evento devido a entrega das mãos do titular da Secretaria Nacional da Juventude, Assis Filho, da primeira unidade do Estação Juventude 2.0.

Oficina

A oficina foi realizada com palestras e estudo sobre os procedimentos técnico-operacionais para implementação do programa nas cidades conveniadas. Os trabalhos foram direcionados pela equipe técnica da Secretaria Nacional da Juventude, além de visita às duas Estações Juventude da cidade de Palmas, que está em pleno funcionamento e a que foi inaugurada durante a solenidade.

Os coordenadores, segundo Auremita Ribeiro, trouxeram em sua bagagem uma diversidade de saberes, uma vez que receberam aulas de prestação de contas, gestão financeira e planos de trabalho. Técnicos do Ministério da Saúde contribuíram com palestras sobre a prevenção da AIDS, além da apresentação do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (PNAID). Todo esse arcabouço de conhecimentos oferecidos pela equipe técnica da Secretaria Nacional da Juventude, credenciou os coordenadores a realizarem um trabalho de excelência em seus municípios, fator que embasou as palavras do secretário Assis Filho. “Tenho certeza de que os coordenadores sairão daqui com todos os conhecimentos necessários para implantarem o programa de forma eficiente em suas cidades”.

Contemplada

Imperatriz foi contemplada, após conseguir enviar o projeto, minuciosamente pensado e construído, focado na necessidade dos jovens. A implementação do Programa Estação Juventude 2.0 tem como princípio norteador de suas ações, o fortalecimento da cultura, de paz e a transformação de territórios com altos índices de vulnerabilidade. Além de se preocupar com a qualidade profissional, ele visa a protagonização da juventude e a ampliação do acesso dos jovens brasileiros aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, adquirido pela Lei 12.852/13. “Torna-se essencialmente relevante que os nossos jovens tenham acesso às políticas públicas que lhes são favoráveis e ajudem no empoderamento diante das muitas formas de opressão a que são submetidos”, afirma Auremita Ribeiro.

O local escolhido para o funcionamento do Estação Juventude é o Complexo Esportivo Recanto Universitário, Vila Fiquene e proporcionará aos jovens, oficinas de qualificação profissional que contemplem as necessidades deles. “É uma grande honra para a cidade de Imperatriz, fazer parte dos selecionados na primeira fase do edital 2017 do Programa Estação Juventude 2.0. Iremos trabalhar arduamente para promover a inclusão e emancipação dos jovens do nosso município que serão atendidos pela iniciativa”, reitera Wilson Fernandes, Superintendente da Juventude.

Para a execução do projeto contemplado, Imperatriz receberá recursos do Governo Federal de R$ 300 mil, com contrapartida da Prefeitura.  A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Greycivane Lindoso, afirma que a Sedel tem buscado proporcionar o que há de melhor para a os jovens da cidade. “A base desse projeto é formada pelas ações do fortalecimento da cultura, paz e da transformação social, e é por isso que está sendo implantado em territórios com altos índices de vulnerabilidade”, enfatizou.

Juventude